Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/02/2021 às 15h44min - Atualizada em 17/02/2021 às 15h44min

UFU vai abrir 18 novos leitos de UTI para tratamento de Covid

Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, confirmou informação em entrevista coletiva nesta quarta (17)

FERNANDO NATÁLIO
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) vai abrir 18 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Uberlândia nesta semana. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, agora há pouco, em entrevista coletiva concedida à imprensa na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub).
 
De acordo com o secretário, a UFU informou, em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (17), que oito leitos de UTI já entram em operação hoje e os outros dez devem começar a funcionar até a próxima sexta-feira (19).
 
Estes novos leitos de UTI serão destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19. A medida faz parte dos esforços do Estado e do Município para enfrentar o aumento da pandemia do coronavírus na cidade.


BUSCA DE RECURSOS
Ainda na entrevista coletiva, o secretário disse que o Estado também tentará viabilizar a abertura de mais 12 leitos de UTI em Uberlândia, além deste 18 anunciados nesta quarta.
"Para abrir esses 12 novos leitos, já haveria condições para ter o espaço no Hospital de Clínicas, mas ainda não temos os equipamentos e recursos humanos necessários", disse. "Não é certo ainda conseguirmos mais essa estrutura, mas vamos buscar recursos para isso junto ao Ministério da Saúde", explicou.

Ainda de acordo com Carlos Eduardo Amaral, até sexta-feira (19), haverá uma sinalização sobre novas restrições para funcionamento de atividades não essenciais na região. "O objetivo é conseguir o distanciamento adequado, que é aquele que reduz os números da pandemia do coronavírus", finalizou.


REFERÊNCIA

Considerado referência em alta complexidade para as 27 cidades da macrorregião do Triângulo Norte, o Hospital das Clínicas (HC-UFU) conta com 38 leitos de unidade de terapia intensiva. Desses, 16 são exclusivos para o atendimento a pacientes com covid-19. Desde a semana passada, segundo informações do governo do estado, o hospital dobrou a capacidade de leitos de UTI, de oito para 16 por conta do aumento das internações. 

O HC-UFU também está contratando novos profissionais, que devem chegar entre esta quinta-feira (18/2) e a próxima semana. “Nessa perspectiva, a gente já tem estrutura suficiente para abrir entre sete a dez leitos de UTI”, disse o superintendente do hospital, Nilton Pereira Júnior. O coordenador afirma que a instituição tem a estrutura necessária, mas precisa do apoio da SES-MG.

Matéria atualizada para acréscimo de informações às 20h05.


VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90