O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) vai abrir 18 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Uberlândia nesta semana. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, agora há pouco, em entrevista coletiva concedida à imprensa na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub).
De acordo com o secretário, a UFU informou, em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (17), que oito leitos de UTI já entram em operação hoje e os outros dez devem começar a funcionar até a próxima sexta-feira (19).
Estes novos leitos de UTI serão destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19. A medida faz parte dos esforços do Estado e do Município para enfrentar o aumento da pandemia do coronavírus na cidade.
BUSCA DE RECURSOS Ainda na entrevista coletiva, o secretário disse que o Estado também tentará viabilizar a abertura de mais 12 leitos de UTI em Uberlândia, além deste 18 anunciados nesta quarta. "Para abrir esses 12 novos leitos, já haveria condições para ter o espaço no Hospital de Clínicas, mas ainda não temos os equipamentos e recursos humanos necessários", disse. "Não é certo ainda conseguirmos mais essa estrutura, mas vamos buscar recursos para isso junto ao Ministério da Saúde", explicou.
Ainda de acordo com Carlos Eduardo Amaral, até sexta-feira (19), haverá uma sinalização sobre novas restrições para funcionamento de atividades não essenciais na região. "O objetivo é conseguir o distanciamento adequado, que é aquele que reduz os números da pandemia do coronavírus", finalizou.
REFERÊNCIA
Considerado referência em alta complexidade para as 27 cidades da macrorregião do Triângulo Norte, o Hospital das Clínicas (HC-UFU) conta com 38 leitos de unidade de terapia intensiva. Desses, 16 são exclusivos para o atendimento a pacientes com covid-19. Desde a semana passada, segundo informações do governo do estado, o hospital dobrou a capacidade de leitos de UTI, de oito para 16 por conta do aumento das internações.
O HC-UFU também está contratando novos profissionais, que devem chegar entre esta quinta-feira (18/2) e a próxima semana. “Nessa perspectiva, a gente já tem estrutura suficiente para abrir entre sete a dez leitos de UTI”, disse o superintendente do hospital, Nilton Pereira Júnior. O coordenador afirma que a instituição tem a estrutura necessária, mas precisa do apoio da SES-MG.
Matéria atualizada para acréscimo de informações às 20h05.