Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/02/2021 às 07h55min - Atualizada em 13/02/2021 às 07h55min

Produção brasileira de grãos pode chegar a 268,3 milhões de toneladas e investimento pode ser uma boa alternativa para produtores

CELSO MARTINS | ESPECIAL PARA O DIÁRIO
Foto: PIXABAY
Nesta quinta-feira, 11, foi divulgado o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo revela um crescimento na produção total esperada, podendo alcançar 268,3 milhões de toneladas, ou 4,4% (11,4 milhões de toneladas) superior ao obtido em 2019/20.
 
É claro que para que haja o desenvolvimento pleno das produções rurais, ter bons equipamentos, como tratores, implementos e mão qualificada faz toda diferença. Sendo assim, talvez seja necessário realizar um investimento em alguns materiais. Dois aparelhos interessantes nesse processo são o computador de bordo e GPS agrícola, que uma vez instalados em um trator permitem que o plantio seja realizado de acordo com o projeto traçado, garantindo maior produtividade.
 
Vale dizer que o uso do GPS nas atividades agrícolas pode otimizar os processos, facilitar a comunicação entre os envolvidos e reduzir os riscos de algumas perdas agrícolas também. Além disso, já que muitas vezes as porções das propriedades apresentam características diferentes, é recomendado um sistema de gestão que otimize e aproveite melhor cada porção da área. Ou seja, uma agricultura de precisão, para que haja o mapeamento da área das atividades agrícolas, localização de pontos nos talhões, etc.
 
COMPARATIVO DE SAFRA
 
Quando observado os resultados do Levantamento da Safra de Grãos 2020/21 em contraponto ao anterior, o estudo indica que houve um ganho de 3,5 milhões de toneladas, o que é sustentado pelo crescimento de 4,4% na área de plantio do milho segunda safra. Essa cultura ainda está em semeadura. Com relação à área total plantada, estimada em 67,7 milhões de hectares, representa um crescimento de 2,7% em relação à safra anterior.
 
Realizada na última semana de janeiro, a pesquisa revela que atualmente está em andamento a colheita das lavouras de primeira safra. É neste período em que a maioria dessas áreas serão utilizadas para o posterior plantio das culturas de segunda e terceira safras.
 
 
*Esta publicação é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90