Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/02/2021 às 07h45min - Atualizada em 12/02/2021 às 07h45min

Prefeitura inicia vacinação em idosos acima de 87 anos

Imunização será de sábado (13) a segunda (15) para os idosos que fizeram o cadastro e receberam convocação por SMS; vacinação vai ocorrer por drive-thru

DA REDAÇÃO
Serão envolvidos mais de 70 profissionais para atender os idosos que serão vacinados I Valter de Paula/Secom/PMU
A Prefeitura de Uberlândia começa, neste sábado (13), a imunização contra o coronavírus dos idosos acima de 87 anos. A classificação segue a nova recomendação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde. Os contemplados serão aqueles que já fizeram o cadastro para a vacinação. O início da imunização deste público acontecerá com parte das 8.260 doses que foram distribuídas nesta semana pelo Governo de Minas.

“Com base nas recomendações do Ministério da Saúde, temos que continuar vacinando os trabalhadores da saúde e, agora, incluir também os idosos acima dos 88 anos, já que a nova orientação está levando em consideração os riscos de internação e óbito à medida que aumenta a idade”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira.

Para proporcionar mais segurança e comodidade aos idosos dentro desta faixa etária, a vacinação será no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, das 8h às 18h, pelo sistema de drive-thru (sem a necessidade de saírem do veículo). Serão envolvidos mais de 70 profissionais para atender, aproximadamente, três mil idosos nas 14 estações de vacinação instaladas.

No sábado (13), a vacinação será dos idosos com idade entre 91 e 104 anos. No domingo (14), serão os idosos de 88 a 90 anos. Na segunda-feira (15), serão convocados os idosos de 87 anos. Segundo a coordenação do Programa Municipal de Imunização, o início deste grupo acontecerá de forma gradativa, seguindo a ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.
 
“As doses estão sendo enviadas aos poucos para a cidade e, por isso, estamos contemplando alguns grupos de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. À medida que forem enviadas mais remessas, iremos chamar mais pessoas. Por isso, é importante que façam o cadastro previamente”, afirmou.
 
AGENDAMENTO

A imunização vai ocorrer no mesmo modelo dos outros públicos. Ou seja, serão chamados os idosos desta faixa etária que fizeram, previamente, o cadastro da vacina no Portal da Prefeitura. O aviso com o horário do agendamento será enviado por mensagem de texto no celular (SMS). Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado.

Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou outros motivos no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que ficará responsável por marcar uma nova data para que a vacinação seja realizada da melhor forma. O número é 0800-940-1480.

A Prefeitura de Uberlândia alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

* Texto alterado às 20h02 para atualização de informações.


VEJA TAMBÉM:

Boletim aponta 525 novos casos de coronavírus em Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90