Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/02/2021 às 17h16min - Atualizada em 03/02/2021 às 19h23min

Prefeitura anuncia novas restrições de funcionamento em Uberlândia

Bares, restaurantes, shoppings, clubes e hipercentro devem fechar nos fins de semana

FERNANDO NATÁLIO
Integrantes do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 deram entrevista coletiva I Foto: Valter de Paula/SecomPMU
O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 anunciou, na tarde desta quarta-feira (3), novas restrições para a abertura do comércio e estabelecimentos na cidade. As medidas, que entrarão em vigor na próxima sexta-feira (5) e serão válidas por 10 dias, visam conter o aumento dos números de casos de coronavírus, internações e mortes em decorrência da doença, registrado em Uberlândia nas últimas semanas. Após esse período, haverá uma nova avaliação do Comitê.

Entre as deliberações, está a proibição da venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de quaisquer naturezas, de 18h às 5h, e o fechamento do comércio, incluindo bares, restaurantes, clubes e shoppings nos fins de semana e após as 18h no período de segunda a sexta.

Em caso de descumprimento às normativas, o estabelecimento estará sujeito a penalidades, que irão se agravar se houver mais constatações de desrespeito às novas regras. A primeira sanção ao estabelecimento que descumprir as novas deliberações será a interdição imediata, que permanecerá pelo período de mais dez dias de funcionamento, contados do dia seguinte ao da constatação.

Se for verificado novo descumprimento, haverá uma segunda interdição imediata e por mais quinze dias de funcionamento, contados do dia seguinte ao da verificação da irregularidade. Em caso de um terceiro desrespeito às restrições anunciadas nesta quarta-feira, o local sofrerá interdição imediata e enquanto estiver vigente o estado de calamidade pública no Município de Uberlândia.

LEITOS DE UTI
Um dos motivos que levou o Comitê de Enfrentamento a voltar a restringir o funcionamento do comércio e estabelecimentos em Uberlândia foi o aumento da ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade. Segundo afirmou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, na entrevista coletiva dos integrantes do Comitê realizada na tarde desta quarta-feira, os 32 leitos de UTI do Hospital Santa Catarina que estavam desativados já foram reativados e, hoje, os 62 leitos de UTI da unidade estão ativados.

Ainda na entrevista coletiva, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, anunciou que, até sexta-feira (5), 10 novos leitos de UTI serão abertos no Hospital Santa Catarina para o tratamento de pacientes com Covid-19. O chefe do Executivo municipal também pediu que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia faça um esforço para abrir mais leitos de UTI e vagas de enfermaria para ajudar a atender os pacientes com coronavírus em Uberlândia.

“Faço um apelo à Medicina da UFU. Abram mais leitos”, afirmou o prefeito, que também pediu que a população evite aglomerações e mantenha os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus. “Nos ajudem a ajudar vocês”, disse.

ESCOLAS
Também durante a entrevista coletiva dos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, nesta quarta-feira, a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, informou que está mantida a programação que prevê a volta às aulas do ano letivo de 2021, nas redes municipal e particular de ensino, na próxima segunda-feira (8).

Ela afirmou que as medidas restritivas anunciadas pelo Comitê nesta quarta não vão afetar a Educação neste momento. Portanto, segundo a secretária, mesmo com o Sindicato dos Professores Municipais de Uberlândia (Sinpmu) recomendando o não retorno às aulas presenciais até a vacinação contra a Covid-19 dos grupos de risco e dos professores, as aulas em Uberlândia vão retornar no dia 8 de forma híbrida, ou seja, parte online, parte presencial.

Confira as principais alterações anunciadas:

BARES:
De acordo com as novas deliberações, os bares, restaurantes, pizzarias não poderão mais funcionar nos fins de semana e feriados. A abertura será permitida de segunda a sexta, de 11h às 18h. As vendas por meio do delivery estão autorizadas, mas sem retiradas no balcão.

SHOPPINGS
Em nova decisão, os shoppings centers de Uberlândia poderão funcionar apenas de segunda a sexta, de 10h às 18h. Os centros de compras estarão fechados nos fins de semana e feriados.

COMÉRCIO
Em relação ao comércio no hipercentro, o funcionamento será de segunda a sexta, de 9h30 às 18h. Nos finais de semana e feriados, os estabelecimentos não poderão abrir.
O comércio nos bairros terá funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 18h. Nos finais de semana, os estabelecimentos estarão fechados.



CLUBES
Para os clubes, também foram anunciadas restrições. O funcionamento será de segunda a sexta, até 18h, com fechamento aos fins de semana e feriados.

Ainda segundo o Comitê, os eventos seguem proibidos na cidade.



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90