Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/02/2021 às 12h18min - Atualizada em 02/02/2021 às 15h17min

Câmara inicia legislatura com formação da Comissão de Ética e Decoro

Integrantes da Comissão têm até sexta-feira (5) para formalizar essa composição e comunicá-la à Mesa Diretora

FERNANDO NATÁLIO
Agora, os integrantes da Comissão do Código de Ética e Decoro Parlamentar tem até a próxima sexta-feira (5) para formalizar essa formação | Foto: Aline Rezende/Divulgação
A primeira sessão ordinária da nova legislatura 2021-2024 da Câmara Municipal de Uberlândia, realizada de forma online na manhã desta terça-feira (2), foi marcada pela formação da Comissão do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo uberlandense.

Apresentada pelo vereador Antônio Carrijo (PSDB), na tribuna da Câmara, a Comissão do Código de Ética e Decoro - criado em dezembro de 2020 - será composta por cinco vereadores titulares: Amanda Gondim (PDT), Anderson Lima (PSL), Eduardo Moraes (PSC), Ronaldo Tannus (PL) e Walquir Amaral (SD). Foram informados também os nomes dos três suplentes: Neemias Miquéias (PSD), Thais Andrade (PV) e Zezinho Mendonça (PP).

Na tribuna, Carrijo afirmou que houve consenso entre os vereadores da Casa para a formação da Comissão e que foi respeitada a proporcionalidade da mesma para as escolhas. “Agradeço aos vereadores Sargento Ednaldo (PP) e Thiarles Santos (PSL), que tinham manifestado interesse em participar dessa Comissão e abriram mão de ocupar esses postos”, disse.

Agora, os integrantes da Comissão do Código de Ética e Decoro Parlamentar tem até a próxima sexta-feira (5) para formalizar essa formação e comunicá-la à Mesa Diretora oficialmente. Logo após esse trâmite, a Comissão já iniciará os trabalhos da mesma.

Também foi informado pelo vereador Carrijo, ainda na tribuna da Câmara, que os parlamentares já sugeriram os nomes de Eduardo Moraes (PSC) e Ronaldo Tannus (PL) para os postos de presidente e relator da Comissão, respectivamente. Essa escolha também deve ser oficializada até sexta-feira e comunicada à Mesa Diretora.  

APROVAÇÃO DO CÓDIGO
O Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Uberlândia foi aprovado em segunda discussão, por unanimidade, no dia 11 de dezembro de 2020, durante a última sessão ordinária daquele mês que marcou o encerramento da legislatura passada.

Oito das 15 emendas ao Código apresentadas na época foram aprovadas naquela data. Todas de autoria da Mesa Diretora vigente naquele momento. As outras sete emendas foram derrubadas na ocasião.

OUTRAS COMISSÕES
Ainda na primeira sessão ordinária da nova legislatura 2021-2024 da Câmara Municipal de Uberlândia, realizada de forma online na manhã desta terça-feira (2), foi informado pelo vereador Carrijo que a formação das outras comissões do Legislativo uberlandense deve ocorrer ainda nesta semana.

O prazo regimental para oficializar essas composições é de cinco dias úteis após o início das sessões da Câmara Municipal.



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90