O Prêmio Sesc de Literatura 2021 abriu, na última semana, as inscrições para escritores com obras inéditas nas categorias conto e romance. Os interessados têm até o dia 19 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e feito via internet. O regulamento completo pode ser acessado no site oficial do evento, o www.sesc.com.br.
Considerado como um dos mais importantes do país, o Prêmio Sesc de Literatura oferece oportunidades a novos escritores, e a premiação contribui para a renovação do panorama literário brasileiro, além de enriquecer a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde a sua criação, em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados.
O analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues, salientou que a parceria com a editora Record contribui para a credibilidade e a visibilidade do projeto, uma vez que insere os livros na cadeia produtiva do mercado livreiro. Rodrigues observou que, apesar da pandemia da Covid-19, o prêmio segue rumo à sua 18ª edição, com o propósito de revelar novos escritores.
ANONIMATO Os livros são inscritos pela internet por pseudônimos. Rodrigues afirmou que isso impede que os integrantes da comissão avaliadora reconheçam os reais autores, o que evita qualquer favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.
Os autores premiados vêm sendo convidados para outros importantes eventos internacionais, como a Primavera Literária Brasileira, realizada na França; o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal; e a Feira do Livro de Guadalajara, no México.
Os vencedores da edição de 2020 foram Caê Guimarães, do Espírito Santo, na categoria romance, com a obra ‘Encontro você no oitavo round’; e Tônio Caetano, do Rio Grande do Sul, na categoria conto, por ‘Terra nos Cabelos’. Henrique Rodrigues avaliou que a escolha de vencedores de diferentes partes do Brasil reafirma o aspecto de diversidade do projeto em descobrir talentos de todas as regiões do país.
Em 17 anos de prêmio, diversos autores foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, entre os quais estão Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto e Lucia Bettencourt.