Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/01/2021 às 19h50min - Atualizada em 26/01/2021 às 19h50min

Prefeitura confirma retorno de aulas municipais e particulares para 8 de fevereiro

Atividades serão realizadas de forma híbrida; anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (26)

FERNANDO NATÁLIO
Retorno dos alunos às atividades presenciais será opcional e a decisão ficará a cargo dos pais I Foto: Divulgação/Secom/PMU
A Secretaria Municipal de Educação confirmou nesta terça-feira (26) que as aulas nas escolas municipais e particulares de Uberlândia vão voltar no dia 8 de fevereiro. De acordo com a secretária, Tânia Toledo, as atividades serão realizadas de forma híbrida, ou seja, uma parte presencial e a outra de forma remota. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) também confirmou o início do ano letivo na rede pública estadual de ensino para 4 de março.

A data e o formato do retorno das aulas nas redes municipal e particular de Uberlândia foram confirmados durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Devido à pandemia do coronavírus, as atividades deverão receber, no máximo, 50% da capacidade total de alunos. A outra metade deverá acompanhar as aulas remotamente. De acordo com a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, o retorno dos alunos às atividades presenciais será opcional e a decisão ficará a cargo dos pais.

Também ficou definido na reunião que haverá um revezamento semanal. Dessa forma, os alunos que estiverem nas aulas presenciais em uma semana acompanharão de forma online os conteúdos na semana seguinte.

Além do formato híbrido, as escolas deverão adotar outras medidas de segurança para evitar a contaminação pela covid-19. No início deste mês, a Prefeitura de Uberlândia publicou uma cartilha de recomendações às instituições. No material, constavam o uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes, controle de entrada por temperatura corporal e manutenção do distanciamento mínimo obrigatório.  

As aulas presenciais nas escolas da rede pública e particular de Uberlândia foram suspensas em março de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.
 
REDE ESTADUAL
 
Por meio de nota enviada ao Diário de Uberlândia, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que as estratégias para o modelo a ser adotado nas escolas estaduais ainda estão sendo elaboradas. Ainda de acordo com o governo estadual, a pasta realizou, entre os dias 18 de dezembro a 15 de janeiro, uma consulta pública com objetivo de ouvir a comunidade escolar e colher contribuições. 

A Secretaria destacou ainda que a decisão sobre a abertura de qualquer escola da educação básica do estado, seja pública ou privada, é de responsabilidade das prefeituras. O Governo do Estado autorizou a retomada das atividades presenciais nas escolas, a partir de outubro de 2020, para os municípios na onda verde do Plano Minas Consciente.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90