Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/01/2021 às 08h00min - Atualizada em 22/01/2021 às 08h00min

Shopping de Uberlândia recebe nova exposição de arte

‘Recortes’, do grafiteiro Tiago Dequete, está aberta para visitação

DA REDAÇÃO
Obra reúne 25 peças que foram ressignificadas pelo artista | Foto: Divulgação

Está aberta em um shopping da região sul de Uberlândia a exposição “Recortes”, do grafiteiro Tiago Dequete. A mostra pode ser conferida pelo público gratuitamente de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h, na Av. Paulo Gracindo, nº 15, no bairro Morada da Colina.

A exposição reúne 25 peças, entre telas e objetos que o artista fez um processo de ressignificação, incluindo latas de spray, uma tábua de madeira de um canteiro de obras e uma garrafa plástica de amaciante. Todas as telas têm tamanhos variados, e os trabalhos do artista de Belo Horizonte são realizados com uma paleta de cores específica: verde, laranja e azul.

Segundo o coordenador de marketing do estabelecimento, Rayan Raison, o shopping busca contribuir com o fomento à cultura, além de valorizar o trabalho dos grafiteiros em Uberlândia. “O shopping é um espaço de inserir cultura e arte em todas as suas vertentes, e o graffiti é uma das belezas da arte urbana. Por isso, buscamos integrar arte ao nosso ambiente para unir culturas e pessoas”, afirmou.

Para Tiago Dequete, a exposição é uma oportunidade de o público apreciar o graffiti em outro formato. “Nessa exposição, os visitantes poderão ver detalhes e a estética da arte urbana, especificamente o graffiti, em algumas de suas vertentes”, disse o artista.

O artista explicou ainda que o graffiti não diz respeito somente a personagens ou paisagens em muros, uma vez que assinaturas, pichações e vários outros estilos de letras são elementos base desse universo, onde o grafiteiro é mais conhecido como um escritor urbano.

“Temos os muros e as paredes como a pele da cidade, o graffiti é como tatuagem urbana que decora e ornamenta. A exposição leva o nome de ‘Recortes’ porque o público vai contemplar detalhes dos muros em porções menores dentro do ambiente da exposição. Selecionei pequenos recortes do meu universo que compartilharei com o público na exposição”, detalhou.
 
O ARTISTA
Tiago Dequete é escritor urbano da “Geração 90” de Belo Horizonte, sua cidade natal, e é atuante na cena nacional do graffiti desde então. Atualmente é educador, graduado pela Escola Guignard/UEMG. Ele também desenvolve projetos socioculturais na área de arte educação a partir do universo do graffiti e da cultura Hip Hop.

O artista realiza graffitis no cenário urbano das cidades por onde passa e projetos particulares sob encomenda. Dequete vive e tem seu ateliê em Uberlândia, cidade que o premiou, por meio da Lei Aldir Blanc, como expressivo agente cultural local.
 
SERVIÇO
O QUE: Exposição ‘Recortes’
QUEM: Tiago Dequete
QUANDO: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h
ONDE:  Av. Paulo Gracindo, nº 15 - bairro Morada da Colina
ENTRADA GRATUITA



VEJA TAMBÉM:

Filme produzido em Uberlândia será exibido em Festival na Índia


Prefeitura divulga 112 projetos selecionados no Pmic


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90