Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/01/2021 às 09h05min - Atualizada em 18/01/2021 às 09h41min

Cadastramento para a vacinação já pode ser feito em Uberlândia

Neste primeiro momento, cadastro está restrito aos trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 60 anos, que integram o grupo prioritário da imunização

FERNANDO NATÁLIO
Começou, neste domingo (17), o cadastramento online no site da Prefeitura para agendamento da vacinação contra o coronavírus em Uberlândia. Neste primeiro momento, o cadastro está restrito aos trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 60 anos, que integram o grupo prioritário da imunização.

No cadastro, é necessário preencher os dados pessoais, endereço e telefone, pois a partir destas informações é que estas pessoas serão comunicadas pela Prefeitura - por meio de uma mensagem de texto (SMS) que será enviada para o celular cadastrado - sobre a data, horário e local da vacinação.

No site da Prefeitura também é informado o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Uberlândia, nos mesmos moldes do cronograma de imunização do Ministério da Saúde, que prevê os profissionais da saúde, idosos com 75 anos ou mais, idosos com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPI) - asilos e instituições psiquiátricas -, acamados e povos indígenas, como os primeiros a serem imunizados contra a Covid-19.

No segundo momento da campanha, segundo o Plano de Vacinação, virão as pessoas com idade entre 60 e 74 anos. O terceiro grupo será formado pelas pessoas com comorbidades crônicas, transplantadas e com obesidade.

E na quarta etapa, a vacinação atenderá os profissionais da Educação, pessoas com deficiência severa, primeiros socorristas, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de cargas, funcionários de sistemas prisionais e população privada de liberdade.

A data de início da aplicação das vacinas em Uberlândia ainda não foi confirmada. Nesse domingo (17), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford, a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil. Ela recebeu o imunizante CoronaVac no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Em Uberlândia, o secretário Municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, informou, em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira (15), que a vacinação contra a Covid-19 vai ser feita em locais cobertos, ventilados, amplos e de fácil acesso. “Pensamos em locais como os poliesportivos, o UTC (Uberlândia Tênis Clube) e as CEAIS (Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso) para fazer essa campanha”, informou o secretário na entrevista coletiva. 


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90