Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/01/2021 às 09h00min - Atualizada em 01/01/2021 às 09h00min

Equipe de engenharia da UFU conquista 5º lugar em competição nacional

Disputa tem o objetivo de avaliar aviões projetados, construídos e testados pelas equipes universitárias

DA REDAÇÃO
O Projeto Athena, desenvolvido pela Equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), obteve a quinta posição na competição "SAE BRASIL AeroDesign", organizada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE). A disputa, realizada neste mês de dezembro, envolve estudantes de engenharia e cursos ligados à automação de todo o país e tem o objetivo de avaliar os aviões projetados, construídos e testados pelas equipes universitárias. 

A competição é realizada anualmente e tem como critérios o projeto e o voo dos aviões, que é realizado no aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP). Para a avaliação, a disputa conta com a participação de engenheiros atuantes do setor aeronáutico em empresas, como a Embraer. Desta vez, a edição contou com a participação de 60 equipes.

Segundo Lucas Otaviano, diretor presidente da Tucano e aluno do curso de engenharia aeronáutica da UFU, a experiência de construir o Projeto Athena foi importante para todos os membros da equipe. "Com todos os obstáculos impostos por este ano, precisamos nos unir mais que nunca. Aplicamos o conhecimento aprendido dentro das salas de aula, a experiência desses quase 20 anos de equipe e inovamos, em uma busca constante pela evolução. Sem dúvida alguma, o projeto foi uma experiência ímpar na vida de cada um dos membros do nosso time", comentou.

A Tucano, que faz parte do projeto de extensão da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), participa do evento organizado pela SAE desde 2001. A equipe foi campeã nacional em 2010, além de ter conseguido a segunda e terceira colocação mundial nos anos de 2006 e 2011.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90