Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/12/2020 às 10h31min - Atualizada em 23/12/2020 às 10h31min

Venda de panetones artesanais surpreende empreendedores em Uberlândia

Chocotone e outras variações também estão no gosto da população, que mesmo com a pandemia não deixou de lado o tradicional produto natalino

BRUNA MERLIN
Ateliê Kantine teve aumento no número de vendas de panetones neste ano | Foto: Divulgação

O panetone e suas variações estão entre os produtos mais importantes do Natal brasileiro, e não é à toa que são expostos em diversos estabelecimentos meses antes do período festivo. Neste ano, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a procura pelos itens, principalmente os artesanais, surpreendeu empreendedores do setor em Uberlândia.

Luana Ávila, de 35 anos, é proprietária do ateliê Kantine há quatro anos e percebeu que a demanda pelo panetone artesanal cresce a cada Natal. Para ela, as pessoas estão mais interessadas em consumir um produto melhor e mais saboroso, mesmo que seja um pouco mais caro do que aqueles encontrados em supermercados. “São produtos de qualidade, em que é usado chocolate de verdade, uma massa melhor, frutas selecionadas. E quando o cliente prova pela primeira vez ele só irá querer investir nesse tipo de produto”, destacou.

A procura pelos panetones da Luana foi tão grande que ela já fechou a agenda de encomendas antes mesmo do esperado. Neste ano, ela vendeu 1.200 panetones, enquanto em 2019 foram cerca de 700. De acordo com a empresária, o mais requisitado é o chocotone. Em seguida, vem o tradicional com frutas cristalizadas e uva passa e em terceiro ficou um sabor inovador do ateliê Kantine: o panetone mineiro. “Decidimos inovar e criar um panetone de queijo com goiabada, que foi muito bem aceito pelos consumidores. Claro, que não chega aos pés do chocotone que conquista muitas pessoas”, complementou.

Luana acredita que o sucesso das vendas está relacionado com o aumento do consumo de chocolate durante a pandemia. Conforme dito por ela, as pessoas estão comprando mais doce do que o habitual e acredita que é uma ótima forma para enfrentar os problemas ocasionados pelo cenário atual.

“Depois de um ano tão difícil, as pessoas estão procurando por coisas gostosas e que tragam prazer. Os doces são a melhor solução”, finalizou.

OPORTUNIDADE
Desemprega e preocupada com a situação financeira pessoal, Gabriella Sivieri, de 27 anos, viu uma oportunidade de se reinventar e investiu em cursos para começar a confeitar bolos, doces e panetones. A empreendedora começou a nova trajetória em abril, após a empresa em que trabalhava como emissora internacional fechar em razão da Covid-19, e obteve uma média de vendas acima do que estava esperando para este primeiro Natal com a loja online Delicinhas da Gabii.

“Sempre gostei de cozinhar, fazer bolos e sobremesas. Vi uma oportunidade para investir e fui atrás de cursos para me aperfeiçoar. Com a chegada do Natal, quis investir mais ainda e produzir panetones”.

Gabriella não quis ficar na zona de conforto e já produziu uma receita própria de um panetone feito de brownie, denominado brownietone. Segundo ela, o brownie é o produto mais procurado pela clientela e que por isso resolveu unir o útil ao agradável para também chamar a atenção dos amantes de panetone. “Além dele, também estou fazendo o panetone tradicional de frutas cristalizadas, o chocotone e panetone com recheio de doce de leite”.

No início de novembro, quando a jovem começou a divulgar a produção de panetones, Gabriella tinha uma meta de vender 50 mini panetones e 40 grandes. Em menos de um mês, a meta foi alcançada e duplicada, chegando a vender mais de 200 panetones em menos de um mês. “Foi uma surpresa grande porque para o meu primeiro ano eu não estava esperando isso. Ver as pessoas compartilhando, indicando para as outras e gostando do seu produto é muito satisfatório”, finalizou.



VEJA TAMBÉM:

Procon Uberlândia reforçará fiscalização durante compras de Natal


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90