Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/12/2020 às 12h40min - Atualizada em 16/12/2020 às 12h40min

Eleitos são diplomados durante solenidade na Câmara de Uberlândia

Em cerimônia com poucos convidados, prefeito, vice e vereadores receberam o diploma da Justiça Eleitoral

SÍLVIO AZEVEDO
Diplomação ocorreu em evento no Legislativo Municipal nesta quarta (16) | Foto: Aline Rezende
O prefeito Odelmo Leão (PP), o vice Paulo Sérgio Ferreira (PSD) e os 27 vereadores eleitos nas eleições de novembro estiveram presentes na cerimônia de diplomação realizada na manhã desta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Uberlândia.

A cerimônia foi conduzida pelo juiz e diretor do Foro Eleitoral de Uberlândia, José Roberto Poiani, e estiveram na mesa o promotor titular do Foro Eleitoral, Adriano Arantes Bozola, a juíza e diretora do foro da comarca de Uberlândia, Maria Elisa Taglialena, além de Odelmo, Paulo Sérgio e Ronaldo Tannús, vereador reeleito e que atualmente ocupa a o cargo de presidente da Casa.

Poiani começou a cerimônia explicando o processo de diplomação e deixando um recado para os vereadores eleitos parabenizando-os e alertando sobre os desafios que terão e o dever de exercer os mandatos com dignidade e moralidade a função pública.

“A população está preocupada com o atual quadro político-social que envolve nosso país. No entanto, as eleições renovam as esperanças de dias melhores. Cabe então, aos senhores e senhoras, que neste ato serão diplomados, pôr em prática os planos de governo que serviram de sustentáculo às campanhas eleitorais”, disse.

O juiz também falou sobre o sucesso do pleito no país, bastante elogiado por outros países pela forma como ocorre e o processo de apuração.

 
“Em nossas cinco zonas eleitorais de Uberlândia cumprimos todos os prazos fixados pela legislação eleitoral, parcialmente alterada em razão das medidas de prevenção da Covid-19. Muitos foram os desafios que foram superados”, disse Poiani, que agradeceu o apoio de dos servidores e colaboradores que trabalharam para que ocorresse uma eleição sem muitos percalços.

A vereadora mais votada, Dandara (PT), com 5.237 votos, foi a escolhida para falar em nome do Poder Legislativo e reforçou a necessidade de mudanças para recuperar a credibilidade junto à comunidade.

“As urnas nos deram vários recados e muitas missões. A maior delas é o dever que cada um e cada uma recebeu para resgatar a confiança dos cidadãos no poder público principalmente na Câmara Municipal. Por isso serão necessárias mudanças pra valer, não aquelas superficiais, discurso fácil, que apenas reduzem a capacidade da atuação parlamentar.

Entre as mudanças, Dandara pede mais transparência nos atos e gastos do Legislativo. “Para resgatar a confiança da população da Câmara, precisaremos de transparência máxima, abrir tudo. Cada centavo gasto deve ser explicado sem segredos e sem gavetas escondidas. Não pode haver dúvida sobre o que fazemos e a relevância da nossa atuação. Além disso, as pessoas esperam de nós soluções”.

HOMENAGENS
Dandara também homenageou Maria Dirce Ribeiro, a primeira vereadora eleita de Uberlândia, em 1954, e a professora Olga Helena da Costa, a primeira vereadora negra eleita para a Casa em 1983.

“Eu não poderia deixar de mencionar que a legislatura que se inicia em 1º de janeiro de 2021 já entrou para a história como a maior bancada de mulheres da história da Câmara Municipal de Uberlândia”, pedindo em seguida para que as outras sete eleitas se levantassem e fossem saudadas com palmas.

Em seguida, o prefeito reeleito Odelmo Leão usou brevemente a palavra para trabalhará para fazer uma política pública voltada para a população.

 
“Quero dizer a esta Câmara, que no Poder Executivo faremos a melhor política para o povo de Uberlândia, como sempre fiz em minha vida. Tenho certeza de que muitas coisas realizamos e muitas temos a fazer com determinação, coragem e luta. Portanto, espero que cada um de nós, eleitos neste pleito, representemos a nossa população e seus anseios. Esse foi sempre o compromisso da minha vida pública”, disse.

Após a diplomação, o Poder Legislativo homenageou José Roberto Poiani com uma Moção de Aplausos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados como diretor do Foro Eleitoral de Uberlândia e pela condução das eleições municipais de 2020 em Uberlândia.

Devido à Covid-19, a cerimônia de diplomação foi realizada de forma remota, somente com os eleitos e dois convidados acompanhando, além dos servidores da Casa e imprensa, assim como será a posse, no dia 1° de janeiro de 2021.

 

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90