Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/12/2020 às 08h00min - Atualizada em 08/12/2020 às 08h00min

Grupontapé de Teatro faz pré-estreia de espetáculo

‘Questão de hábito’ estará disponível na quinta (10) pelo YouTube

DA REDAÇÃO
Produção do grupo busca conscientizar espectadores sobre a Covid-19 | Foto: Divulgação

Dezembro será um mês especial para o Grupontapé de Teatro. Comemorando 26 anos de existência em 2020, o grupo uberlandense prepara uma peça em formato de vídeo que estará disponível em pré-estreia nesta quinta-feira (10), no canal oficial do YouTube da companhia teatral da cidade.

A nova produção, chamada “Questão de hábito em tempo de isolamento”, foi produzida durante a pandemia da Covid-19. Mesmo com o isolamento social, o grupo não parou e continua reunindo todos os seus integrantes para trabalhar. O trabalho, segundo seus idealizadores, surgiu por meio da técnica de teatro aplicado, unindo as artes cênicas e a educação.

O espetáculo conta a história de pessoas que enfrentam problemas comuns nas relações pessoais e profissionais. Na peça, os maus hábitos demonstram o descuido misturado com alienação e a baixa autoestima. “A peça é uma comédia com momentos de caráter didático”, disse Katia Lou, autora do texto e que também deu vida à personagem Sara Lia.

O Grupontapé já criou outras peças intituladas de “Questão de hábito”, reunindo sempre os mesmos personagens: João, Rita, Sara Lia e Joca.  Ao longo do tempo, o mais recente projeto, que foi lançado de forma apressada para cobrir a saída inesperada de um dos integrantes da formação inicial do grupo, sofreu modificações e adaptações com as realidades das várias plateias e ganhou um texto mais aprimorado que amadureceu junto com o grupo, de acordo com Katia.

“Nós já vivemos experiências de apresentar ‘Questão de hábito’ para públicos diversos em praças públicas, nos galpões e pátios das fábricas, canteiros de obras, nas carrocerias de caminhões, debaixo de lonas de circo, nos estacionamentos adaptados em teatro, nos anfiteatros, nas salas de treinamento, em outros espaços alternativos e também nos teatros”, contou.
 
NOVOS DESAFIOS
Segundo Katia Lou, a expertise do grupo de transformar temas relacionados ao comportamento humano em apresentações teatrais que acontecem em qualquer espaço é fundamental para a criação de textos de outros espetáculos, gerando uma proposta de experiência audiovisual diferenciada.

“Nós nos adaptamos mais uma vez e, assim como lá no início, o lançamento da peça ‘Questão de hábito’, grande responsável pela existência e manutenção do grupo até aqui, veio para resolver um problema que tínhamos naquela época, que era a falta de um repertório adequado para o público daquele momento. Eu creio que com 'Questão de hábito em tempo de isolamento’ encontramos uma solução adequada ao atual momento, pois com esse formato de videopeça conseguiremos driblar as circunstâncias e chegar ao nosso público”, analisou a artista.

Ainda segundo Katia Lou, a nova produção ajuda a estabelecer uma interação mais profunda com o ambiente virtual, tendo em vista que esse espaço digital fará cada vez mais parte do cotidiano das pessoas. “Se quisermos continuar conectados com nosso público, devemos estar preparados para estes novos tempos com suas novas formas de comunicação”, disse ela.
 
A PEÇA
Se antes os personagens circulavam entre a empresa onde trabalhavam, suas casas, no ponto de ônibus e lugares sociais, nessa nova etapa, com a pandemia, a trama passa-se unicamente nas casas dos personagens: o casal João e Rita, os recém-enamorados Joca e Sara Lia e o Dr. Beto, novo personagem da história.

Sara Lia e Joca tentam continuar sua paixão interrompida pela pandemia e Rita e João seguem em busca de hábitos mais saudáveis na convivência turbulenta do casal.  São pessoas que, como toda a população, foram surpreendidas pela pandemia da Covid-19 e buscam entender e encarar essa nova realidade da melhor maneira possível, tanto no campo pessoal quanto no profissional.

A trama busca sensibilizar o espectador parao momento presente, levando informações sobre saúde e biossegurança, com comicidade e seriedade.
 
SERVIÇO
O QUE: Pré-estreia de “Questão de hábito em tempo de isolamento”
QUEM: Grupontapé de Teatro
QUANDO: quinta-feira (10)
ONDE: YouTube oficial do Grupontapé



VEJA TAMBÉM:

AACD realiza 14ª edição da Feira de Artesanatos


Trio uberlandense 'DaDo' lança novo single

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90