Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/12/2020 às 09h08min - Atualizada em 07/12/2020 às 09h53min

Chuva causa inundações e acidentes de trânsito em Uberlândia

Bombeiros registraram ocorrências na BR-365 e na Rondon Pacheco; neblina atingiu bairros na manhã desta segunda-feira (7)

DA REDAÇÃO
Bairros da região leste amanheceram com grande neblina nesta segunda-feira (7) | Foto: Bruna Merlin
A forte chuva, que começou na noite de domingo (6) e se estendeu até a madrugada desta segunda-feira (7), causou transtornos em algumas regiões de Uberlândia. O Corpo de Bombeiros registrou ocorrências de inundações, queda de árvores e salvamento de pessoas que ficaram ilhadas em uma enxurrada na avenida Rondon Pacheco. 

A primeira ocorrência foi registrada na BR-365 sentido ao município de Romaria, na altura do km 596. Devido aos fortes ventos, uma árvore caiu e obstruiu a via. Os bombeiros retiraram a árvore e os galhos que ficaram espalhados pela rodovia. 

Por volta das 23h de domingo, os militares foram acionados para controlar uma inundação em uma casa localizada no bairro Minas Gerais. A água que entrou na residência acabou danificando móveis e eletrodomésticos, além disso, o veículo que estava na garagem foi arrastado pela enxurrada. 

Já na madrugada desta segunda-feira, por volta da 1h, os bombeiros resgataram duas pessoas que ficaram ilhadas em um carro que estava sendo arrastado pela enxurrada na avenida Rondon Pacheco. As vítimas foram retiradas do local sem ferimentos. 

ACIDENTES
Dois acidentes de trânsito também foram registrados na cidade durante a chuva. O primeiro aconteceu por volta das 21h deste domingo, na BR-365 próximo ao bairro Morumbi. Em razão da pouca visibilidade, um motociclista perdeu o controle da direção e saiu da pista, vindo a cair em uma valeta que fica na margem da rodovia. A vítima não sofreu ferimentos. 

O outro acidente foi registrado na avenida Rondon Pacheco, por volta das 23h. Uma motorista perdeu o controle da direção e acabou batendo o carro em um poste de iluminação pública durante a chuva. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros sem ferimentos. 

NEBLINA
Temperaturas também ficaram mais amenas após as precipitações do fim de semana | Foto: Caroline Aleixo

Na manhã desta segunda-feira (7), algumas regiões de Uberlândia, principalmente os bairros do setor leste, amanheceram com uma grande neblina. Segundo o geógrafo 
William Borges, o fenômeno aconteceu devido à evaporação da água que ficou acumulada no solo durante as precipitações. Confira abaixo o volume de chuva registrado nas estações climatológicas da cidade. 
 
  • Estação Jardim Patrícia: Precipitou 26 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 30 km/h
  • Estação São Jorge: Precipitou 44 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 17 km/h
  • Estação Umuarama: Precipitou 40,2mm e rajadas de ventos de aproximadamente 9 km/h
  • Estação Terminal Central: Precipitou 56,4 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 21 km/h
  • Estação Campus Santa Mônica: Precipitou 57,8 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 21 km/h
 
As tempestades podem continuar ao longo desta semana. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo de Estudos Climatológicos (Cptec), uma nova frente fria está se instalando na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e a possibilidade de chuva para os próximos dias é de 80%. 

A umidade relativa do ar deve ficar em 100% durante o período da manhã. Entretanto, ela pode cair para 50% no decorrer da tarde. 

Veja abaixo como ficam as temperaturas:
  • Segunda-feira (7): mínima de 19ºC e máxima de 27ºC 
  • Terça-feira (8): mínima de 18ºC e máxima de 24ºC
  • Quarta-feira (9): mínima de 18ºC e máxima de 27ºC 
  • Quinta-feira (10): mínima de 18ºC e máxima de 28ºC
  • Sexta-feira (11): mínima de 18ºC e máxima de 24ºC



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90