Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/11/2020 às 11h49min - Atualizada em 30/11/2020 às 11h49min

Testes rápidos de HIV e outras doenças são oferecidos de forma gratuita

Ações têm início nesta segunda-feira (30) na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids

DA REDAÇÃO
Uberlândia teve 298 diagnósticos de Aids neste ano I Foto: Divulgação/SECOM/PMU
Nesta semana, a equipe do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza promove uma ação de testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP Uberlândia), no bairro Planalto. A ação tem início nesta segunda-feira (30), das 13h30 às 16h30, e receberá pessoas previamente agendadas pela RNP.
 
As atividades também atenderão em demanda espontânea: na terça (1º), a equipe do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza ampliará o horário de testagem até às 20h. Todos os testes são realizados gratuitamente e de forma sigilosa.
 
As ações de reforço na conscientização seguem ao longo do mês com auxílio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Programa Saúde da Família (PSFs). Os locais orientarão a população quanto à importância da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos.
 
Os testes rápidos estarão disponíveis nas unidades onde já fazem parte da rotina: nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) Granada 2, Santa Luzia, Shopping Park 2, Shopping Park 3, Lagoinha, Aurora, Canaã 2, Jardim das Palmeiras 1, Dom Almir, Jardim Europa 1, Monte Hebron, Bom Jesus, Jardim Brasília 1, Jardim Brasília 2, São José e Martinésia, nas UBSs Santa Rosa, Patrimônio, Tocantins, Nossa Senhora das Graças, Brasil e Custódio Pereira, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Martins, Tibery e Luizote de Freitas e no Presídio Professor Jacy de Assis.
 
DIAGNÓSTICO E PANDEMIA
 
Segundo um levantamento do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, entre janeiro e outubro, foram registrados 298 casos de Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Já para sífilis, foram diagnosticados 271 casos não especificados de sífilis, 157 em gestantes e 49 do tipo congênita.
 
Antes da pandemia do novo coronavírus, os interessados em realizar o teste podiam procurar o Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza sem agendamento. Agora, é necessário entrar em contato com a equipe e verificar quais horários estão disponíveis. Os agendamentos são feitos pelo telefone: (34) 3215-2444. A unidade fica na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
 
SERVIÇO:
O quê: Testagem na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP Uberlândia)
Quando: Segunda-feira (30), das 13h30 às 16h30
Onde: na rua Yá Nasso, 376 - Planalto
 
Atendimento ampliado do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza
Quando: Terça-feira (1º), das 7h às 20h
Onde: Rua Avelino Jorge do Nascimento, 15 - Roosevelt
 
Horário regular de atendimentos do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza (mediante agendamento): 7h às 16h



VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90