Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/11/2020 às 10h00min - Atualizada em 21/11/2020 às 10h00min

Modelo remoto chega às colações de grau em meio à pandemia

Instituições adotaram formato para o encerramento dos semestres de aulas

SÍLVIO AZEVEDO
UFU realizou solenidade remota envolvendo cerca de 240 alunos | Foto: Alexandre Santos Costa
Depois de anos em banco de faculdade, tendo passado por estresse de aulas e provas, chegou a hora de pegar o tão sonhado “canudo” com o diploma. Uma festa linda, com familiares e amigos, muita música boa, um buffet de encher os olhos e uma noite inesquecível para os formandos. Pelo menos, essa é a expectativa de todo estudante universitário para o fim do curso. Mas, com a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de realizar as formaturas, universidades e centros de ensino buscam alternativas para, no mínimo, realizar cerimônia oficial de colação de grau.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou Solenidade Oficial de Conclusão de Curso e Encerramento do 1º Período Especial de 2020, envolvendo cerca de 240 alunos de cursos oferecidos pela instituição dos Campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Segundo o diretor de Ensino da UFU e presidente da Comissão de Colação de Grau, professor Guilherme Samarago, a adesão foi facultativa para os estudantes e familiares e tiveram pessoas da comunidade universitária interessadas em participar. 

“Foi uma cerimônia festiva. Nós vamos fazer a colação de grau assim que as condições sanitárias tiverem favoráveis. Convidaremos todos os estudantes que já concluíram. Foi uma solicitação dos próprios estudantes, que quando tiver a possibilidade de fazer na prática que fazemos aqui, realizamos a colação de grau unificada”, disse.

Por causa da pandemia, segundo professor Guilherme, a colação de grau está restrita a ação individual do estudante. “Ele entra no sistema onde está disponível a assinatura da ata de colação de grau, pois o sistema indica se ele concluiu os critérios para conclusão de curso. Caso sim, recebe um comunicado, assina a ata e recebe eletronicamente o certificado e concluso de curso e histórico, ficando aguardando o diploma”.

Já no Centro Universitário Una, as cerimônias oficiais de colação de grau estão acontecendo de forma remota. De acordo com a gerente da Una Uberlândia, Maristela Meireles, a modalidade acontece desde o fim do primeiro semestre.

“Vários cursos já passaram. Nós iniciamos as colações de grau em meio remoto com uma turma que finalizou no primeiro semestre de 2020. Quando eu cheguei na unidade, já fizemos duas solenidades, com grupos de 14, 20 alunos. Foram todos os cursos que concluíram no primeiro semestre de 2020”, afirmou.

Ainda segundo a gerente, durante a cerimônia são realizados os ritos da colação de grau, que também é filmado e guardado em nuvem par garantir a legalidade dos atos. “Temos o orador, o juramento, a assinatura de ata. Então assim, essas formalidades são passadas com antecedência para os alunos. Porque isso é o que traz a legalidade. Nós gravamos a solenidade, ficam arquivadas na nuvem para comprovação para que esse ato de deu de forma legal”.





 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90