Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/11/2020 às 13h07min - Atualizada em 10/11/2020 às 13h07min

CDL propõe estacionamentos subterrâneos no Centro de Uberlândia

Expansão de calçadas e criação de ciclovias também englobam projeto de revitalização da entidade

BRUNA MERLIN
Projeto traz a proposta de construir dois estacionamentos, sendo um localizado na praça Clarimundo Carneiro e o outro na praça Sérgio Pacheco | Foto: Divulgação
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia está idealizando um projeto para renovar o Centro da cidade e melhorar a região para os comerciantes e clientes. O objetivo é promover uma série de mudanças urbanísticas e graduais para recuperar a importância do polo comercial. Entre as ações apresentadas, o projeto propõe a criação de estacionamentos subterrâneos na área central. 

Segundo o presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, a região central do município exige uma mudança para continuar conseguindo comportar a população que a frequenta. “O Centro se tornou pequeno para o crescimento da cidade e da população. Já é um projeto que estamos tentando implantar há anos e queremos que ele se torne realidade o mais rápido possível”, ressaltou.

Uma das ideias é a criação de estacionamentos subterrâneos para trazer mais conforto e segurança aos lojistas e consumidores, uma vez que a falta de vagas é um dos principais problemas da região atualmente.

“O tráfego de veículos na região é muito intenso e é necessário criar soluções para melhorar essa situação. A falta de estacionamento é algo que acontece há anos e o problema só está aumentando”, complementou.

O projeto traz a proposta de construir dois estacionamentos, sendo um localizado na praça Clarimundo Carneiro e o outro na praça Sérgio Pacheco. Cada espaço contaria com 2 mil vagas para veículos. Além disso, a estrutura poderá contar com imóveis para aluguel que poderão se tornar lojas, restaurantes, bares e hotéis. 

Com os estacionamentos subterrâneos, as vias ficariam mais vazias e a intenção é promover a expansão de calçadas e a criação de ciclovias para uma melhor movimentação da população pela região. “São ideias que vão crescendo e surgindo com o passar do tempo. Queremos trazer vida novamente ao Centro da cidade para que ele se torne referência de lazer de novo”, destacou o presidente da CDL.

I
ntenção é promover a expansão de calçadas e a criação de ciclovias | Foto: Divulgação

Aprovação dos comerciantes
Lenielda Nascimento Gomide é proprietária de uma loja de roupas femininas que fica localizada na avenida Floriano Peixoto há mais de 20 anos. Segundo ela, a revitalização do Centro trará muitas vantagens à população e aos lojistas. 

A empresária concordou em dizer que um dos maiores problemas da região é a falta de estacionamentos. Em razão disso, muitos clientes preferem frequentar shoppings e outros centros comerciais porque encontram vagas com maior facilidade e segurança.

“O Centro está morrendo por causa disso. Os consumidores não têm mais paciência para ficar procurando vagas, sendo assim, vão direto para outros lugares. Essa mudança será de extrema importância”, disse ela.

A dona de uma loja de calçados também situada na avenida Floriano Peixoto, Simone Silva Reis, também aprova o projeto apresentado pela CDL. Ela acredita que a renovação é essencial para resgatar o prazer de visitar o Centro do município tanto para lazer quanto para compras.

“É uma melhoria que vai atrair mais clientes e fomentar a economia da região. As pessoas terão mais conforto, poderão caminhar sem tumulto, frequentar restaurantes e bares e outras opções de lazer”, finalizou. 

Parceria público-privada
Ainda de acordo com Novaes, a intenção é que seja feita uma parceria público-privada para a construção das propostas. “A ideia é realizar a concessão de uma empresa para a aplicação desse projeto, em apoio com a Prefeitura de Uberlândia e Câmara Municipal”, explicou o presidente da CDL. 

O projeto, que já tem os planos técnico e financeiro desenvolvidos, ainda está em fase de pesquisa para saber a opinião da população sobre as sugestões. Em seguida, ele será levado aos representantes municipais para discussão e aprovação.

“São passos pequenos, mas que resultarão em um grande e lindo projeto. A cidade merece essa renovação que trará modernidade e segurança aos cidadãos”, concluiu Cícero Novaes. 

Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas aqui


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90