Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/10/2020 às 11h24min - Atualizada em 27/10/2020 às 11h24min

Pesquisa aponta que maioria dos pais apoia retomada das aulas presenciais só em 2021

Estudo mostrou ainda que em 10% das residências apuradas em Uberlândia algum morador testou positivo para Covid-19, incluindo os estudantes

DA REDAÇÃO
Mais de 25 mil pais de todas as regiões de Uberlândia, tanto na zona urbana quanto na rural, e distribuídos entre 163 escolas | Foto: PMU/Divulgação
Uma pesquisa feita pela Prefeitura de Uberlândia apontou que 91% dos pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino preferem a retomada das aulas presenciais apenas em 2021. O objetivo da consulta foi saber qual a percepção do público em relação ao ensino presencial diante da pandemia da Covid-19. 

A participação na pesquisa foi voluntária e feita pela internet entre os dias 28 e 30 de setembro com mais de 25 mil pais de todas as regiões de Uberlândia, tanto na zona urbana quanto na rural, e distribuídos entre 163 escolas.

O estudo 
investigou como os pais pretendem agir quando for autorizada a reabertura das escolas, respeitando todos os protocolos de biossegurança. Em 42% das respostas, os participantes declararam que devem aguardar algumas semanas para avaliar a situação. Outros 35% declararam que não pretendem enviar os filhos para as escolas. Apenas 23% manifestou intenção de encaminhar os alunos para as instituições, conforme as orientações escolares.
Os pais ainda responderam sobre como os filhos estão realizando as atividades disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Ensino (SME): 40% declarou que o aluno utiliza o material impresso entregue pela escola, 34% disse que o estudante assiste as videoaulas preparadas pelo Município e veiculadas em TV aberta, em 13% dos casos o acesso dos materiais é feito pelo Portal “Escola em Casa” e em outros 13% os pais admitiram que os filhos não têm realizado as atividades.
 
Entre os dias 7 e 8 de outubro, também por meio de formulário online, a SME realizou uma pesquisa com 5.126 servidores da rede municipal de ensino, incluindo  professores, analistas pedagógicos, auxiliares de serviço geral, educadores infantis, intérpretes, instrutores, oficiais administrativos e profissionais de apoio escola. 

SERVIDORES
 
O objetivo do estudo era avaliar a opinião deles a respeito da volta às aulas presenciais. A avaliação demonstra consonância com o apresentado pelos pais e responsáveis. Pela amostra, 94% dos servidores acreditam que o melhor momento para o retorno das aulas presenciais é em 2021.

COVID-19
Além de responderem sobre o melhor momento para o retorno do ensino presencial, os participantes foram questionados sobre aspectos que envolvem a percepção das famílias frente à Covid-19.
 
O estudo mostrou ainda que em 10% das residências apuradas algum morador testou positivo para Covid-19 e em 2% dos casos o estudante teve o vírus. Em 6% dos formulários, os pais responderam que o aluno pertence ao grupo de risco para a doença. Em 36% das casas, há algum residente no grupo de risco. Os 46% restantes não se enquadraram em nenhuma das situações anteriores. 


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90