Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/10/2020 às 08h59min - Atualizada em 20/10/2020 às 08h59min

Uberlândia tem duas empresas premiadas em ranking nacional

Algar Telecom e Uberlândia Refrescos foram reconhecidas entre as 150 melhores empresas para se trabalhar do país

DHIEGO BORGES
Uberlândia Refrescos investe em programas voltados para o colaborador | Foto: Uberlândia Refrescos/Divulgação
Uberlândia recebeu destaque em cenário nacional nesta segunda-feira (19) em uma premiação que elege as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A cidade teve pelo menos duas grandes representantes reconhecidas pelo ranking do Great Place to Work Brasil (GPTW), que conta com a participação de mais de três mil empresas de todo o país. A certificação tem como objetivo divulgar bons exemplos e estimular empresas a melhorarem o ambiente de trabalho.

Uma das empresas reconhecidas pela premiação foi a Uberlândia Refrescos, que figurou a 68ª posição. De acordo com a gerente de Talentos Humanos, Wanderléia Silva, esta é a terceira vez consecutiva que a organização recebe o prêmio. Para chegar ao ranking, as empresas passam por um processo de avaliação com uma pesquisa de satisfação composta por aproximadamente 60 perguntas, que são direcionadas aos colaboradores. A participação dos funcionários é facultativa e a identidade fica preservada, sendo que, para garantir a participação no GPTW, a empresa precisa atingir no mínimo 70% de satisfação. 

A Uberlândia Refrescos tem 1.318 colaboradores ao todo. Desses, 900 responderam ao questionário. O índice de satisfação foi de 84%. A gerente de Talentos Humanos destaca que o reconhecimento é consequência de um trabalho que vem sendo desenvolvido internamente com projetos voltados para o bem estar dos colaboradores.

 
“Temos, por exemplo, um programa chamado Viver Feliz.com que é voltado para a qualidade de vida dos funcionários e contempla diversas ações. Além disso, oferecemos outros benefícios, como auxílio educação, convênio médico estendido aos dependentes, cesta básica e um clube recreativo para os colaboradores e familiares”.

Entre os projetos, a empresa desenvolve, por exemplo, a Geladoteca, uma geladeira que quando não é mais utilizada se transforma em uma biblioteca para os colaboradores. Os livros podem ser usados no horário de intervalo e também são disponibilizados para empréstimo. Outra ação é o programa Antenado, que traz profissionais de saúde para oferecer dicas de saúde aos funcionários. 

Os colaboradores com índices corpóreos alterados também participam do projeto Na Medida e recebem acompanhamento gratuito de nutricionista, educador físico e médico por um período de 4 meses. Os três primeiros colocados recebem um prêmio em dinheiro. Também dentro das ações de bem estar e de inclusão social, a empresa contratou 16 massoterapeutas, todos com algum tipo de deficiência, para atender aos funcionários. As colaboradoras e esposas de funcionários gestantes também participam do Sementes da Vida, que é voltado para orientações sobre maternidade. 

Com nove anos de casa, o colaborador Gabriel Aparecido Martins (30), que atua como xaropeiro, contou que o clima da empresa é que mais chama a atenção. “Temos incentivo ao estudo, somos incentivados a buscar novas experiências, então realmente existe uma busca de proporcionar um melhor ambiente para o funcionário. Tem programas interessantes, como a geladoteca, por exemplo. Gosto muito de ler e acho a ideia magnífica”.

O estudante de Ciências Contábeis contou ainda que quer aproveitar o programa de incentivo ao estudo para investir mais na carreira. “Pretendo no próximo ano utilizar para fazer um curso de idiomas e crescer ainda mais”, afirmou. 

Fundada em 1971, a Uberlândia Refrescos tem unidades em Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas, além de escritórios em cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.  


Algar Telecom participa do ranking desde 2009 | Foto: Algar Telecom/Divulgação

ALGAR TELECOM
Com um quadro de 4.347 colaboradores, a Algar Telecom também foi premiada no GPTW 2020 e ocupou o 50ª lugar. De acordo com a área de Talentos Humanos, a empresa, que participa do ranking desde 2009, tem fortalecido eventos internos e conduziu três pesquisas para avaliar a aderência dos associados aos comportamentos da cultura organizacional. O percentual de aprovação chegou a 80%.

Entre os projetos desenvolvidos, a organização cita ações realizadas durante a pandemia, por exemplo, como cadeiras ergonômicas para ajudar no home office. Neste ano, 100% da área de staff e atendimento foi direcionado para trabalhar em casa. Ainda segundo a área de Talentos Humanos, a Algar desenvolveu ações como o Programa de Gente e Gestão, que automatizou processos de Talentos Humanos, assegurando agilidade e personalização na gestão dos colaboradores. 

A vice-presidente de Gente e Relacionamento com o Cliente, Ana Paula Rodrigues, destaca a importância da premiação. “A presença no ranking reforça a gestão de talentos humanos baseada em valores, respeito a cultura organizacional e a diversidade, qualidade do ambiente organizacional, geração de oportunidades com a valorização dos colaboradores internos, transparência nos processos decisórios e o desenvolvimento de lideranças educadoras como diferenciais para atração e retenção de profissionais nas organizações contemporâneas”, afirmou.



 



 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90