16/10/2020 às 10h36min - Atualizada em 16/10/2020 às 10h36min

Previsão aponta pancadas de chuvas isoladas neste fim de semana em Uberlândia

Precipitações devem ocorrer com maior intensidade no domingo (18) e prolongar até a próxima semana; temperaturas ficam mais amenas com o passar dos dias

DA REDAÇÃO
Chuvas devem se intensificar no domingo (18) na região, aponta Cptec | Foto: Arquivo Diário de Uberlândia
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec) está prevendo pancadas de chuvas isoladas para este fim de semana em Uberlândia. As temperaturas ficarão mais amenas e a umidade relativa do ar volta a subir na região.
 
As chances de precipitações para os próximos dias são de 80%, conforme apontam os dados meteorológicos. A previsão é de que as chuvas comecem entre a madrugada desta sexta-feira (16) para sábado (17) e fiquem mais intensas a partir de domingo (18) com precipitações a qualquer hora do dia e mais abrangentes. 
 
Ainda de acordo com o Cptec, as condições devem se prolongar até a próxima terça-feira (20). Devido à frequência da chuva, os termômetros irão cair com o passar dos dias. Veja abaixo como ficam as temperaturas.

 
  • Sexta-feira (16): mínima de 20ºC e máxima de 30ºC
  • Sábado (17): mínima de 18ºC e máxima de 29ºC
  • Domingo (18): mínima de 19ºC e máxima de 24ºC
  • Segunda-feira (19): mínima de 18ºC e máxima de 21ºC
  • Terça-feira (20): mínima de 18ºC e máxima de 27ºC. 

As chuvas também irão acabar com o desconforto do tempo seco. A umidade relativa do ar está aumentando de forma gradativa e, durante este fim de semana, ela pode ficar em 50% no período da tarde e chegar a 80% pela manhã e noite.
 
CHUVAS ISOLADAS
As pancadas de chuvas isoladas e que ocorrem em curto prazo de tempo são típicas da primavera. A estação é conhecida por trazer novamente as precipitações após meses de estiagem e dá início às tempestades que são comuns durante o verão. 
 
Na madrugada da última quarta-feira (14), diversas regiões de Uberlândia registraram uma pancada de chuva que durou cerca de uma hora. Apesar de ter sido pouco tempo, as precipitações foram suficientes para amenizar o calorão que estava sendo registrado em dias anteriores.
 
As estações climatológicas espalhadas pelo município computaram alguns milímetros de chuva e a velocidade das rajadas de vento na quarta-feira. Confira abaixo. 

 
  • Estação Futel:  precipitou 5,6 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 20 km/h
  • Estação 9ª Risp: precipitou 4,2 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 20 km/h
  • Estação Umuarama: precipitou 3 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 15 km/h
  • Estação Terminal Central: precipitou 3,4 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 25 km/h
  • Estação Inmet: precipitou 6,8 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 40 km/h


 




 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »