16/10/2020 às 08h03min - Atualizada em 16/10/2020 às 08h03min

"Dia D" da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado (17) em Uberlândia

Equipes da Secretaria de Saúde estarão nos terminais de ônibus das 8h30 às 17h; crianças e adolescentes de 0 a 14 anos devem atualizar o cartão de vacina

DA REDAÇÃO

A Campanha Nacional de Multivacinação 2020 busca atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, além de reforçar a dose para a poliomielite nas crianças de 1 a menor de 5 anos. A campanha acontece até o dia 30 de outubro em Uberlândia, sendo que neste sábado (17), será realizada a mobilização nacional, conhecida como "Dia D".

Para a data, a
Secretaria Municipal de Saúde colocará à disposição pontos de vacinação nos seis terminais da cidade: Central, Industrial, Novo Mundo, Planalto, Santa Luzia e Umuarama. As equipes estarão nestes locais das 8h30 às 17h. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, a estratégia adotada neste ano é para facilitar o acesso da população. 

“Para a vacinação no sábado, resolvemos inovar e criar outros pontos estratégicos pensando no deslocamento da comunidade. Por isso, vamos colocar as equipes nos terminais, em local de fácil acesso, para que os pais possam verificar o cartão de vacina dos filhos”, disse.

A meta da campanha é verificar os cartões de vacina de 130 mil crianças e adolescentes (de 0 a 14 anos) para certificar se estão em dia ou precisam receber alguma dose. Deste total, 33 mil crianças (de 1 a menor de 5 anos) devem receber uma dose de reforço para a poliomielite, mesmo se a caderneta estiver em dia. Até o momento, foram vacinadas menos de 9% das crianças nesta faixa etária, que precisam da dose extra.

“Não podemos esquecer que existem outras doenças que ainda circulam no nosso país e a vacinação é a única forma de prevenção. Entendemos a situação da pandemia, por isso os profissionais estão tomando todos os cuidados para garantir a segurança da comunidade”, destacou Claubia Oliveira. 

SALAS DE VACINA
O município tem à disposição 74 salas de vacina, que fazem o atendimento de segunda a sexta-feira. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento acontece das 7h30 às 18h. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o horário é das 8h às 20h.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »