Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/10/2020 às 16h57min - Atualizada em 05/10/2020 às 16h57min

Conheça o significado das cores do anel de formatura

Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos, além de servir para marcar a passagem pela escola.

CELSO MARTINS | ESPECIAL PARA O DIÁRIO

Algumas cidades já estão autorizando a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares. Muitos estudantes passaram seis meses, período de pico da pandemia do novo coronavírus, com as aulas virtuais. Com a retomada do ensino presencial, quem está nos últimos períodos de seus cursos, já sonha com a festa de formatura. Nas Lojas Rubi, especializada em jóias para os formandos, a procura tem sido grande.

Mesmo nas cidades onde as comemorações não poderão ser realizadas, um dos símbolos marcantes desta fase de sua vida não poderá faltar: a tradição dos anéis de formatura. Esse tipo de joia tem registro em 1835, na academia militar de West Point, nos Estados Unidos. Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos, além de servir para marcar a passagem pela escola.

O anel tradicional tem formato padrão para todos os formandos. Tem uma pedra central e símbolos nas laterais do aro, representando o curso que a pessoa se formou. O público feminino tem quebrado esse padrão, optando por pedras coloridas e modelos mais arrojados. Não importa o modelo, o importante é ter uma joia de qualidade. 

O anel de formatura deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda. Isso é o que diz as tradições orientais. Atrai sucesso e reconhecimento profissional pelo fato ser esse dedo ser regido pelo Sol. Mas algumas pessoas usam o anel de formatura no dedo médio. Os dedos anelares são usados para colocar aliança de casamento.

Entenda o significado de algumas cores

Esmeralda:
cor dos formandos dos cursos da área das ciências biológicas. O verde está relacionado a cura, motivo ser usado pelos formandos de medicina.

Rubi: usada pelos estudantes do curso de direito. O vermelho vibrante da gema representa a paixão, a Justiça, o entusiasmo e a força.


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90