Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/10/2020 às 13h40min - Atualizada em 05/10/2020 às 13h40min

Clínicas e laboratórios ofertam descontos no exame de mamografia em Uberlândia

Pacotes especiais são para oferecer acessibilidade e conscientizar sobre a luta contra o câncer de mama durante o mês de outubro

BRUNA MERLIN
Ações visam estimular prevenção ao câncer de mama | Foto: Sabin/Divulgação
Durante todo o mês de outubro, em que é realizada a campanha de prevenção ao câncer de mama, diversas clínicas e laboratórios particulares de Uberlândia irão oferecer descontos e pacotes especiais em exames de mamografia e laboratoriais. O objetivo é ressaltar a importância do diagnóstico precoce e fornecer acessibilidade ao serviço de saúde a todas as mulheres da cidade.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e é o 5º que mais mata em todo o país. Em razão disso, o projeto Outubro Rosa foi criado com a finalidade de intensificar as ações de orientações e serviços de saúde pública. 

A médica radiologista do laboratório Sabin, Ana Flávia da Cunha Rezende Guimarães, explica que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e possibilita uma melhor qualidade de vida à paciente durante o tratamento. “Pesquisas apontam que uma a cada oito mulheres podem desenvolver um tipo de câncer de mama. É um número muito alto e nossa luta é tentar orientar e conscientizar ainda mais sobre a importância do exame”, ressaltou.

A indicação é de que mulheres a partir dos 40 anos de idades que não apresentam nenhum sintoma já comecem a realizar a mamografia de rastreamento. Caso exista histórico familiar da doença ou sinais anormais nas mamas, a procura pelo exame pode ser feita em qualquer idade.

Em relação ao autoexame, que pode ser realizado em casa através do toque nas mamas, a fundadora da IME Clínica Cidadã, Jussara Matsuda ressalta que, apesar de ser essencial, não é o suficiente para diagnosticar nódulos ou outros sintomas do câncer que ainda não são aparentes. 

 
“O exame de mamografia é necessário para rastrear e investigar algum nódulo ou outros sintomas que ainda não são palpáveis. É de extrema importância que ele seja feito de forma regular”, complementou. 

DESCONTOS
Visando oferecer maior acessibilidade ao exame de mamografia, a IME Clínica Cidadã está oferecendo 50% no serviço. Até o fim do mês de outubro, o preço do exame será de R$ 30.

“Já são seis anos que realizamos a campanha e conseguimos alcançar muitas mulheres. Criei a clínica com o objetivo de ajudar na luta contra o câncer de mama e pretendo continuar realizando esse serviço por muito tempo”, frisou a representante da empresa, Jussara Matsuda. 

Pacotes especiais também estão sendo disponibilizados no laboratório Sabin e na Clínica Clima. Além da mamografia, as empresas estão ofertando outros exames essenciais para a saúde feminina como o ultrassom das mamas e transvaginal, e laboratoriais em que há coleta de sangue. 

“Queremos aproveitar esse período para focar na saúde da mulher como um todo. Oferecer a oportunidade de realizar diversos exames em um só lugar para todos as mulheres”, explicou a médica radiologista da Clínica Clima, Adriana Rodrigues da Cunha.

PANDEMIA
A insegurança e a preocupação com o novo coronavírus está afastando as mulheres das consultas e exames de rotina. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 62% das brasileiras deixaram de ir ao médico desde o início da pandemia. 

Para a médica radiologista da Clínica Clima, Adriana Rodrigues da Cunha, o cenário é muito preocupante pois acarretará no aumento de casos que não são identificados de forma rápida. “Quando o câncer já está avançado tudo é mais difícil, incluindo o tratamento e recuperação”, frisou.

Em razão disso, a Clínica Clima assim como a IME Clínica Cidadã e o Sabin estão seguindo todos os critérios de higienização recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Todos os funcionários estão preparados para atender as clientes com o uso de máscaras e álcool em gel. 

“Todos os equipamentos são higienizados antes e depois do uso. Mantemos estratégias de distanciamento entre as clientes e funcionário. Tudo está sendo feito de forma segura”, continuou Jussara Matsuda da IME Clínica Cidadã.

Os exames estão sendo feitos através de agendamentos para evitar a aglomeração de pessoas. Veja abaixo como agendar exames.

IME Clínica Cidadã: (34) 3253-5353

Sabin:  (34) 3292-2000

Clínica Clima: (34) 3291-3900 ou pelo WhatsApp (34) 9 9962-6964


 

VEJA TAMBÉM:

Uberlândia registra consumo recorde de água em setembro


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90