O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma instituição sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente em todo o Brasil há 58 anos. Desde sua fundação, a entidade é movida exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados para o atendimento.
Devido às recomendações de isolamento social pela pandemia de Covid-19, os cursos de seleção e preparação de voluntários presenciais foram temporariamente suspensos no país. Entretanto, durante os últimos meses, continuaram ativos os cursos para os interessados em atender via chat.
Recentemente, o CVV colocou no ar seu curso 100% via aproximação digital (EaD), e ainda, diversos postos de atendimento, dos 120 em todo o país, adaptaram seu conteúdo para ferramentas de cursos virtuais. O CVV Uberlândia e o CVV Montes Claros disponibilizarão um curso de preparação e seleção de voluntários com o objetivo de captar novos voluntários. O curso, que terá início em 10 de outubro, tem duas etapas, duração de 32 horas, será online e as inscrições gratuitas poderão ser feitas clicando aqui.
Para se tornar voluntário do CVV não é necessário formação específica, pois a entidade oferece apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico. É necessário ter pelo menos 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais e reuniões mensais e estar disposto a acolher pessoas desconhecidas de maneira sigilosa e sem aconselhamentos.
CVV
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por mais de 4 mil voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site oficial da instituição via chat, e-mail ou carta.
A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio, frentes essas que geraram 2,8 milhões de contatos em 2019. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse o site institucional.