Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/09/2020 às 10h51min - Atualizada em 11/09/2020 às 10h51min

Qual a distância ideal para assistir TV?

PUBLIEDITORIAL
Ao procurar por uma TV para comprar, seja qual for o modelo, tela LCD, 4K, Plasma ou LED, um dos fatores mais importantes a ser considerados é determinar qual a distância ideal para assistir TV, sempre de acordo com o tamanho do aparelho (polegadas) e do cômodo em que ele vai ficar.

Isso porque não adianta você escolher o maior modelo de TV disponível se o local onde ela for ficar é pequeno, assim como os televisores menores não servem para ambientes muito grandes.

A explicação é muito simples. O campo de visão, que envolve a distância entre a TV e o local para sentar, bem como o tamanho do ambiente, são essenciais para garantir uma boa “experiência de imersão”.

Além disso, para que o seu ângulo de visão (altura dos olhos alinhada com o meio da tela) seja confortável para enxergar bem as imagens sem esforço, você deve respeitar as posições mínima e máxima da tela, principalmente se aparelho for de alta definição. Caso contrário, você poderá ter problemas nos olhos e até dores de cabeça.

Portanto, não é apenas uma questão de gosto, mas de preservação da saúde. Assim, determinando a distância correta, você estará apto para pesquisar a marca, tecnologia e demais especificações, assim como as suas polegadas, evitando também o risco de perder a qualidade de imagem.

Nesse sentido, segundo especialistas cada ambiente vai ser mais ou menos adequado a um tamanho específico de TV, assim como o posicionamento dos móveis e das pessoas (deitadas, sentadas), claridade, etc, a fim de garantir a boa qualidade das imagens.

Complicado? Que nada, hoje é possível encontrar várias tabelas que orientam sobre o melhor padrão de distância entre a TV e o local para assistí-la.

Mas afinal, qual a distância ideal para assistir TV?
Como tentamos explicar acima, são exatamente muitos os fatores importantes que não devem ser ignorados na hora de escolher o melhor aparelho de TV.

Um deles é determinar qual a distância ideal para assistir TV sem prejudicar a saúde e nem perder a qualidade de visão das imagens. Para isso, você terá que considerar a ergonomia e outros fatores a fim de obter a qualidade da imagem perfeita para o seu ambiente.

Em relação à ergonomia, você terá que considerar todos os aspectos que influenciam o conforto de quem vai assistir ao aparelho, principalmente se for por longas horas.

É isso que vai evitar possíveis problemas de saúde no futuro causados por uma má postura, deitado ou sentado, e pela distância dos móveis em relação à tela.

Agora, para obter a qualidade de imagem perfeita, você terá que considerar aspectos fundamentais como a tecnologia do aparelho (Plasma, LCD, 4K, HD/FullHD, LED, etc), tamanho da tela (polegadas), distância e altura da tela, luminosidade no ambiente, posição das pessoas em relação à tela (frontal ou lateral), entre outras. Ou seja, tudo isso pode interferir diretamente na qualidade da imagem da TV.

Mas não se preocupe, mesmo considerando todos os fatores, existem padrões utilizados para definir o tamanho ideal das TVs que levam em consideração todos eles, principalmente a distância entre a tela e o espectador.

Regra padrão para determinar o tamanho ideal da TV no ambiente
Vários especialistas estudaram todas as variáveis possíveis que poderiam influenciar no uso da TV em relação ao tamanhos das telas em diversos ambientes diferentes.

Com isso, eles conseguiram determinar uma regra padrão para descobrir o tamanho de TV mais adequado a cada ambiente.

Para saber qual a distância ideal para assistir TV, você precisa multiplicar o tamanho da tela em polegadas por um indicador e identificar o ângulo de visão correto.

Embora esse indicador possa variar entre 1,5 a 2,5 vezes (distâncias mínimas e máximas), é possível já ter uma boa ideia de qual tamanho dela investir sem erro.

Por exemplo, usando a fórmula com os indicadores de mínima e máxima distância, você primeiro deve converter a medida em polegadas da TV em centímetro (1 polegada = 2,54cm), a fim de encontrar as distâncias mínimas e máximas no ambiente.

Fórmulas para saber qual a distância ideal para assistir TV

● Distância mínima: (polegadas da TV x 1,5 ) x 2,54 = distância em cm

● Distância máxima: (polegadas da TV x 2,5 ) x 2,54 = distância em cm

Por exemplo, uma TV de 46” polegadas:

● 46 x 1,5 = 69 polegadas = (69 polegadas x 2,54) = 175,26 centímetros ou 1,75 metros de distância

● 46 x 2,5 = 115 polegadas = (115 polegadas x 2,54) = 292,1 centímetros ou 2,96 metros de distância

Portanto, se o seu intuito é investir em uma TV de 46 polegadas, você terá que providenciar uma distância entre 1,75 metros e 2,96 metros, do local onde você estiver assistindo.

Sabendo qual a distância ideal para assistir TV, há também como determinar o tamanho correto da TV de acordo com a tecnologia do aparelho. Veja a fórmula abaixo:

● Resolução padrão (480p): Distância da TV (metros) x 12 = tamanho ideal;

● Resolução HD (720p): Distância da TV (metros) x 18 = tamanho ideal;

● Resolução Full HD (1080p): Distância da TV (metros) x 21 = tamanho ideal.

Tabelas de distâncias segundo polegadas
Essas fórmulas de distâncias mínimas e máximas foram definidas depois de muitos estudos e análises, para se chegar em uma medida média básica que determinaria a distância ideal compatível com o tamanho da tela para que todos pudessem aproveitar os recursos oferecidos pelas TVs.

Obviamente, a regra é apenas uma sugestão dos especialistas e fabricantes, e cada consumidor poderá ajustar o aparelho em seu ambiente como puder ou achar melhor.

Mas para ajudar ainda mais, existem tabelas com as medidas já convertidas e distâncias calculadas, bastando apenas encontrar o tamanho de TV e as distâncias mínimas e máximas e relacionar com a sua escolha.

Modelos de TV 4K
No caso de uma TV 4K, a distância da TV pode ser reduzida em até 70cm, mesmo respeitando o campo de visão. Assim, você consegue aproveitar a qualidade maior das imagens mesmo estando mais próximo da tela.

Dessa forma, a distância ideal recomendada para uma TV 4K é de 1.5 vezes o tamanho da tela do aparelho na vertical. Confira a tabela com as medidas padrão abaixo:




Modelos em Alta Definição
Os modelos de Smart TV em alta definição exigem uma distância com cerca de três vezes o tamanho da tela do aparelho na vertical. Veja a tabela a seguir:



Modelos com Definição Padrão
A distância recomendada para assistir uma TV com Definição Padrão é de seis vezes o tamanho da tela do aparelho na vertical.


Vale lembrar que essas medidas são apenas uma referência para ajudar os consumidores a fazerem uma escolha mais acertada. Com essas dicas você vai conseguir descobrir qual a distância ideal para assistir TV de forma muito mais simples e prática, garantindo o seu conforto e a sua saúde.

* Esta publicação é de responsabilidade do anunciante e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90