Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/05/2020 às 08h25min - Atualizada em 21/05/2020 às 08h25min

Museu Municipal de Uberlândia passará por obra de conservação

Anúncio foi feito pela Prefeitura nesta quarta-feira (20); trabalho ficará em torno de R$ 305 mil

DA REDAÇÃO
Prédio já foi a sede da prefeitura e da Câmara Municipal | Foto: Arquivo/Diário de Uberlândia

Criado em 1986, o Museu Municipal de Uberlândia receberá melhorias por meio de uma nova obra realizada pela Prefeitura. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) durante transmissão de vídeo nas redes sociais do Município. A obra de conservação oferecerá melhores condições estruturais e de apreciação do acervo do local, que conta com mais de 2.800 itens.

Orçado em aproximadamente R$ 305 mil, o trabalho de conservação será realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura pela empresa Elismário Pereira Moreira, vencedora da licitação. Além do Palácio dos Leões, construído entre 1916 e 1917 na Praça Clarimundo Carneiro, as melhorias também contemplam o coreto. Os serviços executados incluem o restauro de todas as esquadrias externas, reparos elétricos, atualização tecnológica do elevador da edificação, reparos hidráulicos, pintura, reposição de pisos internos e externos, limpeza e desobstrução de calhas do telhado e descupinização do imóvel.


O projeto será acompanhado pelas secretarias municipais de Obras e Cultura, considerando especificações do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia (Comphac).

ACERVO
Em maioria, as peças do museu foram adquiridas pela Prefeitura em 1984 da coleção de Argemiro Costa, funcionário do Funrural. O acervo é complementado através de doações da comunidade. Muitos dos itens ficam na Reserva Técnica, que será sediada no antigo prédio da Biblioteca, na rua 15 de novembro. No espaço, são feitas pesquisas, análises, higienização, conservação e reparos ou restaurações.

Os itens do acervo são divididos em 11 categorias: amostra e fragmento, armaria, castigo, comunicação, interior, lazer e desporto, objeto cerimonial, objeto pecuniário, objeto pessoal, ofício e trabalho e transporte. Também são realizadas exposições de longa duração. O segundo piso abriga exposições temporárias e a exposição permanente da Câmara Municipal, referente ao período que a instituição funcionou no prédio.























 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90