Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/04/2020 às 08h03min - Atualizada em 18/04/2020 às 08h03min

Instituto busca doação de insumos para produzir álcool glicerinado ao HC-UFU

Material de higienização é utilizado por profissionais da área da saúde; produção de primeiro lote foi possível com utilização de materiais doados

DA REDAÇÃO
Membros do IQ pedem doações para seguirem com a produção de novos lotes do material | Foto: Arquivo Pessoal

O Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ/UFU) produziu cerca de 100 litros de álcool glicerinado que serão destinados ao Hospital de Clínicas (HC-UFU) na próxima segunda-feira (20). A iniciativa, que surgiu por meio do professor Marcos Pivatto, contou com a participação de outros docentes, bem como alunos de pós graduação e técnicos do IQ. Agora, o instituto aguarda doação de novos insumos para aumentar a produção. 

O material foi produzido no laboratório ID 05, e segundo Pivatto, foram adotados todos os cuidados de assepsia do laboratório e, também, dos professores e alunos, com uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme as recomendações dos órgãos de fiscalização.


Os 100 litros produzidos pelo IQ são utilizados para assepsia das mãos pelos profissionais de saúde. “Fizemos testes para preparar o álcool em gel 70%, porém, o espessante, utilizado para dar a consistência de gel, que é o carbopol, desapareceu do mercado e, assim, não preparamos esse álcool nesse primeiro momento”, disse. Ainda conforme o professor, a equipe também está apta a preparar o álcool líquido a 70%, que é mais simples e utilizado para assepsia de superfícies como bancadas e mesas.

Após autorização da direção do Instituto de Química da UFU, foi feito um levantamento dos produtos existentes no almoxarifado. Foi constatado que faltavam os principais insumos, como o álcool líquido e o carbopol, além dos frascos de envase. Depois desta verificação, de acordo com Pivatto, foram feitos contatos com ex-alunos, profissionais e pró-reitorias.

A proposta era conseguir doações ou a compra dos insumos que faltavam. Por meio da doação de 100 litros de álcool 70%, da Usina Aroeira de Tupaciguara, e da aquisição dos frascos de envase, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o IQ conseguiu comprar os frascos de envase.

Com os insumos disponíveis, foram preparados 100 litros de álcool glicerinado 70% que contém 2% de glicerina. A produção foi envasada em frascos de aspergir, com capacidade de 500 mL cada. Assim, no total foram produzidos 200 frascos do álcool para assepsia das mãos.

DOAÇÕES
O primeiro lote produzido será entregue ao Hospital de Clínicas, na próxima segunda-feira. No entanto, o professor já faz o apelo para novas doações. "Com o preparo desse primeiro lote, esperamos conseguir doações de outras usinas, empresários e lojistas que tenham álcoois ou insumos que possam e queiram doar. Com isso, poderíamos ampliar as doações para instituições de caridade, o que era um dos objetivos iniciais”, reforçou Marcos Pivatto.

As doações podem ser feitas no Instituto de Química da UFU onde, de acordo com o professor, existem as condições adequadas para que os insumos sejam armazenados com segurança no laboratório.

CONTATOS PARA DOAÇÕES:

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (34) 98809-9977















 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90