Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/04/2020 às 13h56min - Atualizada em 07/04/2020 às 14h58min

Chuva alaga ruas e área de condomínio residencial em Uberlândia

Rajadas de vento e tempestade de raios ocorreram nesta tarde (7); deslizamento de terra derrubou muro de outro condomínio

CAROLINE ALEIXO
Mesmo condomínio já foi alvo de alagamentos em outras ocasiões, segundo a Defesa Civil | Foto: Reprodução/WhatsApp
O temporal que atingiu Uberlândia no início da tarde desta terça-feira (7) causou transtornos na cidade como alagamentos em vias públicas e na área de um condomínio residencial na zona sul da cidade. Em outro condomínio da região, um muro caiu após  deslizamento de terra e forte enxurrada. Dois veículos ficaram destruídos. 

Segundo os dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 10,6 milímetros em poucos minutos e as chuvas acompanharam tempestade de raios e rajadas de vento de quase 40 km/h.
Um aviso de alerta foi publicado para a região do Triângulo Mineiro prevendo para hoje chuvas intensas, vendaval e descargas elétricas.

Os dados foram registrados pela estação automática que fica no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e computam as informações meteorológicas na região leste. No entanto, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) estima que na região sul, que foi mais atingida pelo temporal, o volume de chuva tenha sido três vezes maior. 

As equipes da Defesa Civil foram acionadas para fazer os atendimentos em decorrência da chuva. Uma das ocorrências foi registrada em um condomínio do bairro Copacabana, nas proximidades da rua da Carioca, que foi invadido pelas enxurradas que se formaram na região. A água alagou a área externa dos prédios, incluindo o estacionamento, e chegou a invadir alguns apartamentos do térreo.


 


Em vídeo compartilhado pelo WhatsApp é possível ver a força da água e lama invadindo a área residencial durante a chuva. Não há informações sobre os danos causados no local (assista acima). Também houve relatos de alagamentos em outras ruas e avenidas do bairro Morada da Colina, além de Tubalina e Cidade Jardim, principalmente no entorno do Praia Clube.

Na avenida Oscarina Cunha Chaves, quase esquina com a rua da Carioca, a força da água das enxurradas arrancou parte do asfalto e atingiu um veículo que estava na via. 

Enxurradas danificaram asfalto da rua Oscarina Cunha Chaves | Foto: Reprodução/WhatsApp 


Muro desaba no bairro Morada da Colina
Em outra ocorrência, no bairro Morada da Colina, o muro de um condomínio localizado na rua Maria Conceição de Andrade desabou sobre dois carros que estavam no estacionamento.

Segundo as informações da Defesa Civil, grande quantidade de água se acumulou e ficou represada próximo ao muro. Com a enxurrada, houve deslizamento de terra e o muro que fica no terreno de trás acabou caindo. O local foi interditado. Não houve feridos.


Muro cai sobre dois veículos em condomínio no Morada da Colina | Foto: Diário de Uberlândia

REPAROS
A Prefeitura de Uberlândia informou que os servidores se deslocaram aos locais atingidos para executar a limpeza e avaliar os estragos no asfalto para que seja programado o conserto do pavimento o mais rápido possível. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) também foi acionado para realizar a desinfecção de regiões afetadas pela enxurrada.

Os trabalhos concentraram-se, principalmente, na zona sul da cidade, na região das avenidas Oscarina Cunha Chaves e Nicomedes Alves dos Santos e ruas Ipanema e Maria Conceição de Andrade. As secretarias municipais de Obras, Trânsito e Transportes e Meio Ambiente também auxiliaram nas atividades.


Limpeza e reparos são feitos após forte chuva em Uberlândia | Foto: PMU/Divulgação






 









 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90