Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/03/2020 às 13h23min - Atualizada em 16/03/2020 às 15h08min

Prefeitura de Uberlândia faz recomendações de enfrentamento ao novo coronavírus

Medidas incluem orientações a empresas e reforço na higienização da comunidade; aulas na rede pública seguem normalmente

IGOR MARTINS
Recomendações foram divulgadas durante coletiva nesta segunda | Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, anunciou na manhã desta segunda-feira (16) novas orientações para evitar a proliferação do novo coronavírus na cidade. As recomendações incluem medidas a serem tomadas em ambientes empresariais e o reforço na higienização de toda a comunidade.

Até a publicação desta reportagem, o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontava que o número de casos suspeitos do no estado era de 297, sendo quatro confirmados. Já em Uberlândia, ainda não há casos confirmados do coronavírus, mas 23 pessoas estão sob investigação. Já em nota publicada pela Prefeitura ontem, em rede social, informa 40 notificações, sendo que oito deram negativo, 27 permanecem em investigação e os outros cinco apontaram para gripe comum. 

O comitê, formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e equipes da saúde, está avaliando a situação e os perigos causados pela proliferação do vírus. O objetivo da secretaria responsável, de acordo com o prefeito Odelmo Leão, é de evitar a todo custo uma epidemia no município.

A começar pela Prefeitura, o secretário de Saúde Gladstone Rodrigues da Cunha Filho anunciou medidas tomadas dentro do Centro Administrativo. Nenhum ambiente fechado está sendo mais utilizado para reuniões, apenas em locais externos. “Estamos também trocando muitas reuniões presenciais por videoconferências, utilizando principalmente o WhatsApp”.

SAÚDE E TRANSPORTE PÚBLICO
Ainda de acordo com o secretário, o sistema de saúde de Uberlândia não está preparado para uma epidemia de coronavírus na cidade. Os leitos, segundo ele, são insuficientes para o número populacional existente na região e, por isso, a população deve tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do Covid-19.

Em relação aos idosos, que estão no grupo de risco de contaminação, a Prefeitura orientou que fiquem em casa ou usem máscaras quando forem frequentar lugares com aglomeração de pessoas, a
lém das recomendações gerais como não levar as mãos ao rosto e higienizar as mãos frequentemente.

O Município pretende traçar uma estratégica de higienização no transporte público de Uberlândia, a fim de evitar o contágio do vírus. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), liderada pelo secretário Divonei Gonçalves, deve se reunir nos próximos dias e avaliar a situação na cidade.

As medidas, segundo Gladstone, podem incluir uma política de limpeza diária com produtos saneantes, água e sabão ou álcool a 70%, em superfícies que são tocadas com grande frequência, como são os casos de maçanetas e estruturas de apoio. A disponibilização de locais para a higienização das mãos também deve ser pauta na reuniões da Settran nos próximos dias.

“A secretaria responsável vai precisar tomar medidas para evitar o maior risco de contaminação do vírus. Uma coisa leva à outra. O transporte público é um local com grande número de pessoas e alto risco de contágio. Imagine uma cidade do tamanho de Uberlândia precisando fechar o sistema de transportes por causa do coronavírus”, disse o prefeito.

EDUCAÇÃO
A Prefeitura anunciou ainda que as aulas na rede pública de ensino não serão suspensas por enquanto. A medida, de acordo com Leão, faria com que a proliferação do coronavírus se espalhasse mais rapidamente para os principais grupos de risco, que incluem idosos, hipertensos, asmáticos, diabéticos e fumantes.

“Nós temos 70 mil crianças nas redes. A grande parte delas vai à aula para quatro refeições. Se nós fecharmos as escolas, essas crianças vão pra onde? Será que elas vão pra casa dos avós, dos tios, que é justamente a população de risco. Cada coisa está sendo examinada a causa e o efeito. Não podemos tomar decisões de risco. Temos que trabalhar com calma. Onde for necessário, nós vamos atuar”, disse o prefeito.

Já o Sesi-MG e o Senai-MG suspenderam as aulas do ensino médio e atividades esportivas nas instituições até 31 de março. Após a data, as ações serão reavaliadas pelas instituições. As aulas no ensino fundamental do Sesi seguem normalmente.

“Estamos atentos e em contato direto e contínuo com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde para que estejamos atualizados com todas as informações de prevenção e para que possamos apoiar a indústria e toda a sociedade mineira”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.

A faculdade Uniube também afirmou no início da tarde desta segunda a suspensão das atividades acadêmicas na universidade, nos campi Uberaba e Uberlândia, entre 17 e 29 de março. A informação foi divulgada nas redes sociais da instituição. 

ORIENTAÇÕES ÀS EMPRESAS
Foram divulgadas recomendações às empresas da cidade com o objetivo da não proliferação do vírus. As medidas incluem a orientação a funcionários na prevenção ao contágio do Covid-19, estimulando a higienização frequente das mãos e cuidados ao tossir e espirrar.

Os colaboradores que apresentarem os sintomas do novo coronavírus ou que tiveram histórico de viagem ou contato com algum caso suspeito ou confirmado devem ser enviados para casa imediatamente e orientados a procurarem os serviços de saúde, de acordo com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19. A Secretaria de Saúde recomenda ainda o reforço de higienização em maçanetas, corrimãos, elevadores, botões, máquinas de café e bebedouros, além da disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes empresariais.

As empresas devem ainda garantir políticas de licença médica flexíveis, sem exigir, por exemplo, atestado médico para funcionários ficarem em casa, evitando uma visita desnecessária a um serviço de saúde. A recomendação da Prefeitura é que as empresas e seus funcionários cancelem viagens nacionais e internacionais nos próximos dias.

Segundo a Secretaria, os empreendimentos devem começar a utilizar serviços de trabalho remoto, como o home office, e substituir reuniões presenciais por videoconferências. A mudança de rotinas em locais com alta concentração de funcionários também precisam ser pensados, alternando turnos de refeições e suspensão no uso de biometria.

Por fim, a Prefeitura recomenda que as escalas de trabalho sejam flexibilizadas, para evitar que funcionários utilizem o transporte público em horários de pico.

FEMEC
A 9ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) foi adiada por tempo indeterminado. O anúncio foi feito nesta manhã pelo presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi. Segundo ele, a decisão acompanha a movimentação dos órgãos responsáveis com o objetivo da não proliferação do Covid-19.

Anteriormente programada para acontecer entre 24 e 27 de março, Galassi afirmou à imprensa que o evento agropecuário será remarcado quando não houver mais nenhum risco de contágio do novo coronavírus. “Observamos que as pessoas estavam restritivas a esse momento. Acreditamos que o sindicato está somando para que isso seja um ponto positivo pra não proliferação do vírus. Vamos esperar o tempo que for necessário para remarcar a feira”, disse.

A organização do evento esperava movimentar aproximadamente R$ 500 milhões em 2020. De acordo com o diretor e coordenador do evento, João Carlos Semenzin, a expectativa era de receber mais de 70 mil pessoas de diferentes regiões e países.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?
- Febre
- Espirros
- Tosse
- Coriza
- Falta de ar

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS?
- Tosse
- Espirro
- Contato com superfícies e objetos contaminados
- Contato pessoal

COMO SE PREVENIR?
- Lave as mãos com água e sabão até os pulsos por 30 segundos
- Evite aglomerações de pessoas
- Não toque o rosto com as mãos sujas












 




















 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90