Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/03/2020 às 11h09min - Atualizada em 06/03/2020 às 11h09min

Eventos e manifestos marcam comemoração do Dia da Mulher em Uberlândia

Dia Internacional da Mulher é comemorado no próximo domingo (8); palestras, rodas de conversa e evento beneficente marcam programação

BRUNA MERLIN
Mulheres e empresárias de Uberlândia participam de exposição fotográfica | Foto: Divulgação
O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março. Com o objetivo de ressaltar a importância da data sobre a luta pelo respeito e igualdade de gênero, Uberlândia receberá diversos eventos para homenagear e valorizar as mulheres da cidade.

Rodas de conversas, oficinas e apresentações artísticas fazem parte da programação de um manifesto que será realizado no domingo (8), na Praça Sérgio Pacheco. A intenção é reenvidar contra os números crescentes e assustares de feminicídio no Brasil.

Segundo a organizadora do evento Iara Magalhães, o ato será uma oportunidade para reunir o coletivo feminino da cidade e para lembrar que elas são importantes na sociedade, mesmo que outras pessoas digam que não ou tentem diminuir isso.

“Queremos lotar a praça e tornar o evento o mais afetivo possível. Toda a estrutura será montada de forma circular para que todas fiquem juntas e desfrutem da programação”, explicou.

Para Iara, os eventos e manifestos em prol da mulher são um passo muito grande para continuar mudando a história. Segundo ela, todas as mulheres precisam receber apoio e conhecimento para desenraizar padrões de opressão que existem dentro delas se o objetivo é ir além dos aspectos superficiais da mudança social.

A programação do evento é composta por oficinas de teatro e estamparia de bandanas, camisetas e bolsas. Além disso, haverá orientações de doulas sobre violência obstétrica e rodas de conversas sobre atendimento terapêutico, formas de violência contra as mulheres e outros assuntos. Ainda terá apresentações de teatro, dança circular, poesia e música.

Mais de 80 mulheres estão por dentro da organização do evento para proporcionar um dia memorável e agradável aos visitantes. Sindicatos e 33 entidades que oferecem serviços de atendimento à mulher também estão apoiando a causa. “São diversas mulheres segurando uma na mão da outra. Será um ato de sororidade muito lindo e gratificante”, disse Iara.

O evento começa às 14h e está previsto para terminar por volta das 19h30. Todas as atividades são gratuitas.
 
Evento beneficente
Mãe de quatro crianças com fibrose cística é foco de evento no Castelli Eventos | Foto: Divulgação
 
O Castelli Eventos receberá, também no domingo, um evento beneficente com palestras para ajudar uma mãe, de 31 anos, de Uberlândia, que tem quatro filhos com fibrose cística. A doença, que afeta principalmente crianças, é genética, crônica e atinge principalmente os pulmões, pâncreas e sistema digestivo.

De acordo com o organizador do evento Douglas Alves, a ideia surgiu de influenciadoras digitais da cidade que conheceram a história da família. As crianças, que têm entre 3 e 12 anos de idade, precisam de medicamentos e outros mantimentos específicos. “Foi um esforço coletivo de várias partes para conseguir ajudar a Renata [mãe das crianças], que apesar de conseguir alguns mantimentos do Governo, não são suficientes, pois a doença não tem cura”, explicou ele.

A arrecadação para ajudar a família será feita através da venda de ingressos, no valor de R$ 25, para as palestras. Os interessados poderão conhecer e se informar mais sobre empreendedorismo e psicologia com três mulheres do mercado: Raphaella &, Ana Paula Sasaki, Claúdia Soares.

O Castelli Eventos fica na avenida Lidomira Borges de Nascimento, 6000, a partir das 9h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento
. Aqueles que quiserem doar acima de R$ 25 também podem realizar o processo pelo mesmo link.
 
Exposição de empresárias
Onze empresárias de Uberlândia estampam diversas fotografias em exibição no 1º piso no Uberlândia Shopping, até dia 31 de março. As homenageadas fazem parte de um grupo que pretende difundir a cultura do empreendedorismo feminino em toda a região.

A mostra foi inaugurada na quinta-feira (5) e também servirá como oportunidade para lançar o “Empreendedoras em Ação” do grupo. O programa é uma iniciativa voluntária de empresárias de diversas áreas de atuação, que têm em comum as habilidades essenciais de verdadeiras empreendedoras.

“O programa pretende levar informação, educação e orientação programada por mentorias para apoiar a formação, além de estimular atividades empreendedoras na comunidade. Também queremos expandir para outras regiões do Estado”, explicou uma das criadoras do programa e organizadora da exposição, Roberta Pennisi.

As organizadoras afirmam que por meio de cada expressão, estão mulheres de atitudes, integradas pela disposição de compartilhar suas experiências para entregar algo mais para a coletividade, promovendo o desenvolvimento. Participam da exposição as empreendedoras Elen Cássia Braz, Roberta Pennisi, Michelle Prestes Aguiar, Clau Borges, Rosângela Tavares, Lisia Rocha, Paty Blessed, Marly Araújo, Cintia Cunha, Patrícia Caetano e Tamara Mendes.












 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90