Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/02/2020 às 09h59min - Atualizada em 14/02/2020 às 09h59min

Eleitores têm até maio para regularizar título em Uberlândia

42 mil votantes da cidade ainda não fizeram a biometria; eleições municipais acontecem no dia 4 de outubro

BRUNA MERLIN
Cartório Eleitoral de Uberlândia oferece 15 guichês de atendimento | Foto: Divulgação
O mês de outubro, período em que irão acontecer as Eleições Municipais 2020, parece estar longe para a população, mas os preparativos para a regularização dos títulos de eleitor já começaram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Uberlândia. Os eleitores têm até o dia 6 de maio para normalizar o documento cancelado por irregularidades.

Atualmente, o município tem quase 484 mil eleitores cadastrados. Desses, aproximadamente 75 mil títulos estão cancelados por falecimento e diversas irregularidades como a falta de justificativa da não votação por três vezes consecutivas e o não cadastramento da biometria.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Uberlândia, Patrícia Ávila Gomes, ainda existem 42 mil eleitores que não fizeram a biometria na cidade. Apesar de várias campanhas e anúncios sobre a importância do cadastro, o número ainda é preocupante.

“Fazer a biometria é muito importante. Além do procedimento ser simples e rápido, ele garante o não cancelamento do documento que pode acarretar diversos problemas futuramente. Além disso, sem o cadastro não é possível nem justificar a falta de voto”, explicou Patrícia.

Ainda de acordo com Gomes, com o título cancelado o eleitor fica impossibilitado de fazer matrícula em faculdades, se inscrever em programas para conseguir casa própria e tirar passaporte. 

Além do cadastramento biométrico, os cidadãos também podem procurar o cartório para fazer a transferência de domicílio e revisão dos dados. A partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral ficará fechado e nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro. O prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.

O primeiro turno das eleições 2020 acontecerá no dia 4 de outubro. Eleitores de municípios com segundo turno terão que voltar às urnas no dia 25/10.
 
ATENDIMENTO
Os interessados em regularizar o título de eleitor podem agendar um horário de atendimento por meio do número 148 ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TER) de Minas Gerais. Quem não tiver acesso à internet pode comparecer ao Cartório Eleitoral de Uberlândia para ser atendido normalmente.

“Temos 15 guichês de atendimento para a população e mesmo assim o movimento ainda está fraco. Nosso objetivo é começar os trabalhos a partir de agora para que não haja congestionamento e demora na prestação dos serviços”, explicou a chefe do cartório.

Ainda de acordo com Patrícia, nas duas últimas semanas que antecedem o prazo final, o cartório irá abrir aos sábados e domingos para atender a demanda dos eleitores que não conseguem fazer o procedimento no meio da semana. Os dias e horários de funcionamento ainda não foram confirmados.

Para normalizar o cadastro, os eleitores precisam apresentar um documento oficial com foto como Carteira de Identidade ou a Carteira Nacional de Habilidade (CNH) desde que não esteja vencida. A Carteira de Trabalho e o passaporte não estão sendo mais aceitos para o processo.

É possível verificar a regularidade do título acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (STE). Basta clicar em Serviços ao Eleitor e, depois, em Situação Eleitoral. As informações necessárias são nome completo e data de nascimento.

O Cartório Eleitoral de Uberlândia fica localizado na avenida Vasconcelos Costa, nº 1.646, no bairro Osvaldo Rezende. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 12h às 18h.






 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90