Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/02/2020 às 08h00min - Atualizada em 02/02/2020 às 08h00min

Treinador une futsal e futebol de campo na revelação de talentos

Adriano Santos é uberlandense e tem projetos ousados para o futuro da formação de jogadores

EDER SOARES
História do treinador começou no UTC | Foto: Divulgação

Com apenas 30 anos de idade, Adriano Santos, filho de Uberlândia é na atualidade uma das referências no cenário estadual e brasileiro na revelação de atletas para o futsal e futebol de campo. A sua juventude espelha futuros talentos, estes já espalhados por clubes de todo o Brasil. Atualmente, o gestor e treinador atua no projeto Uberlândia Academy, no qual treinam crianças e adolescentes, que tem aulas de fundamento, treinamento técnico e tático, além de participar das principais competições do estado e pelo país.
 
A história do treinador começou no Uberlândia Tênis Clube (UTC) ainda na infância. “Eu praticava tudo lá, estudava no Doutor Duarte, vendia bombom para minha mãe e ia treinar. Fiz futsal, basquete, vi de perto professor Ari Vidal, logo mais tarde vi Hélio Rubens. E olhava os treinos daquela galera, era muita energia, pensava: é isso que eu quero pra minha vida, treinei com professor Cristiano Grama, esporte foi logo minha inspiração”, disse Adriano.
 
Na Escola Estadual Doutor Duarte a diretora era a dona Vânia, e a professora de educação física o permitiu orientar os meninos no Intercolegial, que era um Campeonato realizado pela Superintendência Regional de Ensino junto com o Sesc. “Era um campeonato de mais de 10mil atletas, essa competição me formou e formou diversos profissionais na cidade, ali foi onde tudo começou”, afirmou.

“Com 13 anos perdi minha mãe, com 13 anos olhei para minha vida e vi que só esporte me preenchia, eu não conhecia meu pai, fui morar sozinho. Minha avó, minha madrinha, várias pessoas surgiram para me ajudar, lembro do saudoso Reinaldo Caratta, lembro da minha Madrinha Tetela, foram várias pessoas”, completou o treinador.

Adriano praticamente não atuou como jogador de futsal e futebol. “Com 13 anos eu já estava inserido no esporte, sonhando, fui Campeão do JEMG junto com a Escola Doutor Duarte com 14 anos, na época tínhamos uma grande equipe, lembro do meu amigo Noraldino Félix ajudando a gente em tudo. Minha história sempre foi no UTC.  As pessoas cuidam do UTC, investem no UTC, mas não sabem o que o UTC poderia ser.
 
Depois de ficar cinco anos comandando equipes de escolas, e com muita luta conquistando título importantes diante de equipes maiores no futsal, Adriano ajudou a fundar o Uberlândia Futsal. “O Uberlândia Futsal foi um sonho, na época eu, Nilva Lamounier e Roberto Moraes de Rezende estruturamos para sonhar. Deixei oito anos ali, saí Campeão Mineiro Interior sub-13 e sub-15, plantamos vários núcleos sociais, era fácil de trabalhar ali, o Robertinho como é conhecido me deu toda a estrutura dentro e fora de quadra para sonhar, atendemos mais de 5mil pessoas nesse período de projeto, eram bairros sendo atendidos, eram equipes disputando o Campeonato mineiro”.

Há dois anos começou um novo projeto para Adriano Santos, que é atualmente o Uberlândia Academy. “Eu tive que convencer meus amigos empresários a estar comigo na luta por manter 120 crianças socialmente treinando, porém a ideia do Uberlândia Academy sempre foi revelar jogadores. Hoje temos sete unidades na cidade, vamos até junho inteirar nove, e a primeira franquia na região”, afirmou

Neste período de dois anos, o Uberlândia Academy conta com mais de 12 atletas em grandes clubes de futebol de campo. “ O Magno está no Atlético, 14 anos, o Marcelim está na Ponte Preta, o Luiz Felipe 16 também na Ponte, o João Miguel que estava no PSTC do Paraná e ajudou o time que é um dos grandes clubes formadores do Brasil a estar na 1º divisão do Paranaense; o João Miguel está indo pra Santos jogar o Paulista, entre outros que conseguimos revelar”, disse Santos.  
 
O planejamento do Uberlândia Academy para 2020 é o de  triplicar o atendimento social, para mais de 300 crianças em parceria com Instituto Algar. “Vamos iniciar o atendimento a jovens de 18 anos, para que possamos sonhar em 2021 com a Copa São Paulo Futebol Júnior. Vamos investir na categoria sub17, como a promoção dela a longo prazo. Estamos nos preparando para sede própria com grande parceiro que breve será anunciado, e iremos estar no Campeonato Mineiro de Futsal com quase 130 crianças”.

Adriano garante que o o Uberlândia Academy não é uma escola apenas para passar o tempo. “Precisamos ensinar as crianças a jogarem futebol, ninguém pode brincar com os sonhos dessas crianças, a criança precisa ser levada a sério. Hoje atuo como técnico no futsal e gestor, não posso abandonar as crianças. Quero sentir aquela vibração da quadra, quero estar vivo para sentir adrenalina dos gols. Ninguém faz futebol numa sala no ar condicionado. Futebol se faz olhando nos olhos das crianças e eu me transformo nos jogos, mas não abro mão disso, essa emoção é única, quero morrer assim”, afirmou Adriano que finalizou falando sobre a importância do talento do jogador e não apenas do porte físico dos atletas, além da importância de se alinhar futsal com o futebol de campo.
 
“No Brasil, valoriza-se muita força e tamanho. Imagina o Soteldo (venezuelano), do Santos, revelação do Campeonato Brasileiro, que é uma grata surpresa no Brasil, fazendo teste nesses grandes clubes do Brasil. Pela sua baixa estatura, dificilmente ele seria aprovado em algum grande clube. No Flamengo tem futsal, no Fluminense tem futsal, no Vasco tem futsal, no Palmeiras tem futsal, no Corinthians tem futsal, o Santos tem futsal.  A porta de entrada para grandes clubes é o futsal. Aqui em Uberlândia o atleta tinha que escolher qual jogar, será estão atrasados? ”.
 
NÚCLEOS
Avenida Joaquim Leal de Camargo 345 – Bairro Planalto
Avenida Benjamin Constant 1286 – Bairro Aparecida
Avenida São Francisco de Assis 261 – Vigilato Pereira
Rua Maria Augusta Morais 4 – Bairro Alvorada
Avenida Vereador Carlito Cordeiro 1421 – Bairro Jardim Botânico
Avenida Atlântica 980 – Roosevelt
Wilson Rodrigues da Silva 591 – Pequis

CONTATOS
34- 991137471 / 34 -992444666








 
 

 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90