Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/02/2020 às 10h37min - Atualizada em 01/02/2020 às 10h37min

Uberlândia registra quase 50% de chuvas acima da média em janeiro

Foram computados mais de 351,6 milímetros de volume de precipitações no primeiro mês de 2020; previsão também aponta registros acima da média para fevereiro

BRUNA MERLIN
Média de volume de chuva para o mês de janeiro, calculada nos últimos 10 anos, é de 239,9 milímetros | Foto: Diário de Uberlândia
Se você chegou a pensar ou teve a sensação de que o mês de janeiro de 2020 trouxe muita chuva para Uberlândia, a sua intuição estava certa. Segundo o Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o primeiro mês do ano registrou cerca de 47% de precipitações acima da média.

A média de volume de chuva para o mês de janeiro, calculada nos últimos 10 anos, é de 239,9 milímetros. Em 2020, desde o dia 1º até esta sexta-feira (31), foram computados mais de 351,6 milímetros de precipitações na cidade, ou seja, cerca de 111,7 milímetros a mais que nos outros anos. 

“Neste ano tivemos a atuação de diversas acas sobre o sistema atmosférico que causou mais de 50% das chuvas no mês. Esse fenômeno é típico do verão, mas em 2020 ele chegou com mais força se compararmos com 2019 em que não vou tanta atuação”, explicou a meteorologista Camila Bertoletti Carpenedo.

As temperaturas em janeiro também foram acima da média. Os termômetros chegaram a marcar 37ºC em alguns dias do mês, principalmente no início e decorrer da tarde. Devido às altas temperaturas e ao aumento da umidade, as possibilidades de temporais aumentaram.

“Quando temos um acúmulo de nuvens que impede a passagem da alta radiação do sol, a tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas. Mas neste ano não observamos isso. Em 2020 os termômetros estavam muito elevados, o que pode explicar a quantidade de chuva que atingiu o município”, finalizou Bertoletti.

FEVEREIRO
As condições típicas do verão continuarão fortes em fevereiro. Chuvas acima da média também são esperadas para o segundo mês de 2020, como aponta a previsão Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU.

A meteorologista Camila explicou ao Diário que, nos últimos 10 anos, fevereiro registrou uma média de 177,1 milímetros de precipitações. A expectativa é que esse valor seja ultrapassado em 2020. “Em fevereiro, os temporais e tempestades ficam menos expressivos do que em janeiro e vão diminuindo gradativamente, mas a previsão aponta possibilidade de mais chuvas que nos anos passados”, comentou ela.

As temperaturas do mês também deverão ultrapassar a média de 24,4ºC. É esperado um aumento de 0,5ºC ao longo dos 29 dias do mês.

Primeiro fim de semana
O primeiro fim de semana de fevereiro em Uberlândia será marcado por pancadas de chuvas isoladas durante a tarde, segundo o Centro de Previsão de Tempo de Estudos Climatológicos (Cptec). Temporais acompanhados de rajadas de vento e trovoadas são esperados para este sábado (1º) e domingo (2).

Ainda de acordo com o Cptec, os termômetros irão variar com mínima de 20ºC e máxima de 30ºC. A umidade relativa do ar ficará alta, podendo chegar a 92% pela manhã e 67% no decorrer do dia.








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90