Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/01/2020 às 15h29min - Atualizada em 23/01/2020 às 15h29min

Alerta de chuvas intensas nos próximos dias é emitido para Uberlândia

São esperados cerca de 109,7 milímetros de volume de chuva em dez dias, conforme previsão meteorológica

DA REDAÇÃO
Chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas com mais frequência no fim da tarde | Foto: Diário de Uberlândia
Um aviso de alerta emitido nesta quinta-feira (23) pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec) aponta chuvas intensas para os próximos dias em Uberlândia. A Defesa Civil e a Polícia Militar (PM) alertam a população para que transtornos sejam evitados durante as tempestades.

Ainda de acordo com o Cptec, a chuva que atinge a cidade desde a noite desta quarta-feira (22) deve continuar até o fim de sábado (25). Segundo a estimativa divulgada pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), são esperados cerca de 109,7 milímetros de chuva para os próximos dez dias no município.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) esclarece que poderão ocorrer tempestades severas por causa da atuação de baixa pressão que gera o acúmulo expressivo de precipitações. As chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas com maior frequência no final da tarde quando há um acúmulo de calor e umidade.

Trovoadas e rajadas de ventos também são esperadas. As temperaturas ficarão mais amenas neste fim de semana, variando com mínima de 17ºC e máxima de 25ºC.

O comando da 9ª Região da Polícia Militar (RPM) informou que ficará em alerta para eventuais casos emergenciais dando apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros. Veja abaixo dicas dos policiais e das equipes de socorro para evitar acidentes durante os temporais.

 
  • Evitar locais que sabidamente ocorrem alagamentos ou inundações
  • Procurar locais seguros durante a ocorrência das chuvas
  • Caso perceba que o nível de água ou enxurrada está aumentando, permanecer em local seguro até que verifique seu escoamento
  • Não tentar atravessar locais de alagamento ou enxurrada
  • Evitar permanecer próximo a leitos de rios, pois os níveis podem subir repentinamente
  • Ao conduzir veículo em local com pista molhada, manter toda cautela, uma vez que o asfalto torna-se bastante escorregadio e a visibilidade fica prejudicada durante as chuvas

A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais está disponibilizando um sistema de alertas para informar sobre possíveis temporais na cidade. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e informar o CEP de sua residência.

CHUVA NESTA QUARTA-FEIRA (22)
Temporal deixou carro ilhado na avenida Anselmo Alves dos Santos | Foto: Diário de Uberlândia

Durante as pancadas de chuva na tarde e noite desta quarta-feira (22), alguns bairros da região leste e central da cidade registraram pontos de alagamentos. Houve ainda relatos de queda de energia no bairro Tibery, mas o serviço foi restabelecido em seguida.

Na avenida Anselmo Alves dos Santos, em frente ao Parque do Sabiá, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência de duas mulheres ilhadas. Elas tentaram acessar a rodovia BR-050 e, devido ao grande acúmulo de água na alça de acesso, entrou água no motor e o veículo ficou parado. Ninguém se feriu.

O Diário de Uberlândia tentou apurar o volume de chuva acumulado até agora, mas os dados das estações automáticas da cidade divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não foram atualizados desde o último fim de semana. 








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90