Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/01/2020 às 16h34min - Atualizada em 16/01/2020 às 16h34min

Iluminação de semáforos será substituída por LED em Uberlândia

Expectativa é de redução de 94% no consumo de energia e maior vida útil

VINÍCIUS LEMOS
Ainda serão instaladas nos semáforos botoeiras acessíveis para deficientes | Foto: Sílvio Azevedo
A iluminação dos mais de 330 semáforos de Uberlândia será substituída por lâmpadas de LED nos próximos 12 meses. O custo para o Município será de R$ 5,2 milhões, mas é esperada a redução no gasto com energia e melhora na qualidade dos equipamentos.

A assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, Terra Sinalização Eireli, aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), em solenidade no Centro Administrativo. O montante para o pagamento das trocas vem do Fundo Municipal de Trânsito e Transportes. O contrato tem duração de um ano, mas segundo a Prefeitura, existe a expectativa de que o serviço seja feito em menos tempo.

A expectativa é de uma redução de 94% no consumo de energia em relação as atuais lâmpadas incandescentes dos semáforos de Uberlândia. Além disso, a vida útil pode ser até 25 vezes maior que a iluminação atual. Na prática, para o motorista as lâmpadas de LED melhoram a visualização do semáforo mesmo contra a luz solar, situação que gera o chamado efeito fantasma, em que se tem a sensação de que a lâmpada do equipamento está funcionando, quando na verdade está desligada. Vias públicas com maior tráfego serão priorizadas para recebimento da nova iluminação.

“É uma forma de revitalizar todo o trânsito da cidade”, disse o prefeito Odelmo Leão, que ainda informou que na próxima semana será assinado mais um contrato, com outra empresa, para substituição da atual iluminação pública da cidade também por iluminação de LED. Não foram informadas questões de custo ou detalhes desse serviço.
 
Botoeiras
O valor do contrato ainda envolve a instalação de 1,2 mil botoeiras acessíveis com sinal de voz para deficientes, principalmente os visuais. Esses botões servem para que o pedestre possa ter prioridade no tempo do semáforo. “A quantidade de botoeiras não considera os mesmos 332 pontos de semáforos na cidade. Temos cruzamentos que são feitos em ‘L’, então a quantidade é realmente maior que o número de semáforos”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

De acordo com o presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo Mineiro (Adevitrim), Edu Charles Ramos, a importância dessa adaptação nos semáforos é dar autonomia nas travessias de cruzamentos. “Isso garante o direito de ir e vir com segurança e vem com uma importância muito grande porque serão em todos os cruzamentos”, afirmou.








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90