Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/01/2020 às 12h03min - Atualizada em 13/01/2020 às 12h03min

Brasileiro 'Democracia em Vertigem' é indicado ao Oscar de melhor documentário

Filme de Petra Costa retrata o impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no país

FOLHAPRESS
Cena do documentário 'Democracia em Vertigem' | Foto: Divulgação
O filme brasileiro "Democracia em Vertigem" foi anunciado, na manhã desta segunda (13), como um dos indicados ao Oscar de melhor documentário longa-metragem.

Dirigida pela cineasta mineira Petra Costa, a produção da Netflix acompanha o impeachment de Dilma Rousseff a partir de uma visão particular da diretora. A estatueta será entregue em cerimônia no dia 9 de fevereiro. O longa chegou à plataforma de streaming em junho. Nos Estados Unidos, o filme também foi exibido em salas de cinema, requisito para concorrer ao Oscar.

Estão no documentário brasileiro imagens de impacto dos protestos de junho de 2013; do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016; da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2018; e da vitória de Jair Bolsonaro na disputa para o Palácio do Planalto, também em 2018. Os outros documentários indicados são o americano "American Factory", a coprodução entre Irlanda e Tailândia "The Cave", o macedônio "Honeyland", também indicado a filme internacional, e a coprodução entre Reino Unido e Síria "For Sama".

A nomeação acontece depois de a aposta brasileira para o Oscar de melhor filme internacional, "A Vida Invisível", ter sido deixada de fora da pré-lista de indicados.​








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90