Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/01/2020 às 08h07min - Atualizada em 09/01/2020 às 08h07min

Museu Municipal de Uberlândia resgata o passado por meio de objetos históricos

Local histórico da cidade por ser visitado de segunda a sexta-feira gratuitamente

DA REDAÇÃO
Armazém da década de 1940 é um dos atrativos do equipamento que tem entrada gratuita | Foto: Cleiton Borges/Secom

Quem passa pela praça Clarimundo Carneiro depara-se com toda a beleza do Palácio dos Leões. À medida que vai se aproximando, sua charmosa fachada se destaca aos olhos. Ao subir a sua escadaria, o passado ganha vida, por meio de imagens e objetos únicos, que fazem do Museu Municipal um dos espaços mais importantes de celebração da história regional. Quem se interessou em conhecer a atração pode aproveitar o período de férias, uma vez que o equipamento cultural está aberto à visitação durante todo o mês de janeiro.

No primeiro cômodo do museu, a exposição permanente “Nossas Raízes” apresenta objetos típicos de fazendas do século 19, com itens que ultrapassam os 100 anos de existência. Fatos da história apresentados por engenhocas que marcaram o desenvolvimento da cidade. Outras peças relatam o tempo da escravatura.

Ao prosseguir com a visita, o sentimento transforma-se em nostalgia. Uma cozinha de pau a pique, com tudo a que se tem direito, desperta boas lembranças de um tempo no qual as comidas eram feitas acompanhadas do estalar das lenhas. Moringas, almofariz e mãos de pilão são algumas das peculiaridades desconhecidas do público, sobretudo dos mais jovens.

Ainda no primeiro pavimento, o visitante faz uma nova viagem. Agora, o cenário é de um armazém da década de 1940, com alguns produtos que eram comercializados naquela época. A cada passo nessa visita, uma nova curiosidade, como é o caso de uma sela para montaria feita exclusivamente para mulheres, utilizada em tempos no qual a etiqueta mandava que as garotas se sentassem lateralmente nas costas do cavalo.

Na sala ao lado, uma grande maquete mostra o cenário de 1908 da região central da cidade, na época denominada São Pedro de Uberabinha. A montagem exibe com detalhes as árvores, córregos e pequenas casas que foram substituídas por prédios e grandes avenidas no decorrer do tempo.

SERVIÇO
O QUE: Museu Municipal
ONDE: Palácio dos Leões – Praça Clarimundo Carneiro, 67 – Fundinho
HORÁRIO: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
QUANTO: entrada gratuita







 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90