Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/01/2020 às 17h23min - Atualizada em 08/01/2020 às 17h23min

Estoque de sangue O e A está em baixa no Hemocentro de Uberlândia

São necessárias 200 bolsas de cada tipo para atingir volume ideal na cidade

VINÍCIUS LEMOS
Tipos O estão com 60% do estoque ideal na cidade | Foto: Giovanna Tedeschi
Pelo menos dois grupos sanguíneos estão com os estoques em baixa no Hemocentro de Uberlândia. Os tipos O e A, positivos e negativos, precisam de pelo menos 200 bolsas para atingir o volume ideal para o atendimento da demanda de hospitais locais e da região. A situação ainda não afetou a distribuição, mas o objetivo da coordenação da unidade é que o problema não se agrave a tal ponto.

Os tipos O estão com 60% do estoque ideal no Hemocentro, enquanto os grupos A têm 70% do número de bolsas que precisariam para o atendimento em condições perfeitas. Por mês, há entre 2,6 mil e 2,8 mil transfusões feitas com bolsas originadas de doações em Uberlândia, de todos os tipos sanguíneos. São 90 por dia, aproximadamente.

“Temos os estoques dentro do adequado, mas temos o que chamamos de ‘estratégico’ e isso não foi alcançado. O estoque hoje dá para atender a cidade e a região por três dias, sendo que o estratégico seria o atendimento por cinco dias”, explicou o médico coordenador do Hemocentro em Uberlândia, Paulo Henrique de Paiva. Ainda de acordo com ele, as demandas estão sendo supridas, exceto por casos raros que já teriam dificuldades de atendimento mesmo em períodos de grande doação. Hospitais públicos e privados de 18 município recebem bolsas coletadas em Uberlândia.

As dificuldades de estoque na unidade são comuns entre o fim de dezembro e o mês de janeiro, causadas por feriados, férias e festividades do período, os quais levam à diminuição das doações. Nas últimas semanas, as chuvas foram um fator extra que fez reduzir o interesse em doações de sangue na cidade.

A queda nas doações em geral chegou a 30% ao mesmo tempo. Mesmo com queda no número de procedimentos eletivos nas unidades hospitalares no período, as emergências dessa época compensam a demanda.

Em busca de melhora, o Hemocentro implementou algumas ações como convocação de doadores, comunicados com instituições parceiras para incentivo às doações, campanha na imprensa e manutenção do atendimento mesmo em vésperas de feriados importantes, como ocorreu nos dias 24 e 31 de dezembro.
 
Atendimento
Segunda a sexta-feira: 7h às 11h30
*Às segundas e quartas há também atendimento entre 14h e 17h, com distribuição de senhas até o limite operacional
*Todo último sábado do mês também há atendimento, com distribuição de senhas, entre 7h e 11h30
(As senhas são distribuídas por ordem de chegada)
É possível fazer o agendamento para doações:
Telefone: 155 - opção 1
Pela internet: hemominas.mg.gov.br
Pelo aplicativo: MG app (Android e iOS)




 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90