Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/01/2020 às 08h17min - Atualizada em 08/01/2020 às 08h17min

Designer se inspira em avô e cria peças de roupas adaptadas para pessoas com Alzheimer

Carolina Mendonça Duarte acompanhou as dificuldades que o avô enfrenta no dia a dia; projeto foi criado durante graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DA REDAÇÃO
José da Silva Santos presenciou o início e a conclusão do curso de design da neta | Foto: Divulgação
Pessoas com limitações físicas e neurológicas enfrentam desafios no dia a dia que vão desde a dificuldade de comer até vestir uma camiseta ou calça. Presenciando isso de perto, a design Carolina Mendonça Duarte desenvolveu um projeto que promete facilitar a vida daqueles que possuem essas condições.

Tudo começou há quatro anos quando o avô de Carolina, José da Silva Santos, foi diagnosticado com Alzheimer. Na época, a neta cursava a graduação de design na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e foi acompanhando as dificuldades do José em realizar atividades cotidianas.

Para compreender as necessidades do avô e de outras pessoas que enfrentam a doença, Duarte fez observações e entrevistas com cuidadores, enfermeiros, fisioterapeutas e familiares. Depois, utilizou o design para construir peças de vestuário mais confortáveis e fáceis de serem colocadas do que as roupas comuns, o que possibilita tanto a inclusão social quanto a inclusão visual para aqueles que possuem algum tipo de deficiência. 

O relato do desenvolvimento das peças foi defendido e aprovado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2018 e está disponível no Repositório Institucional da UFU. No arquivo há, inclusive, os moldes para confecção das peças.

“Esses resultados podem chegar até os familiares através de fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e cuidadores. A necessidade de uma exposição mais ampla é de extrema urgência, pois muitos não possuem os conhecimentos necessários para lidar com os obstáculos que essa doença traz, não apenas para o paciente, mas para todos que o envolve”, afirma a designer.

Duarte criou peças de vestuário mais confortáveis e fáceis de serem colocadas do que as roupas comuns | Foto: Divulgação

Foram desenvolvidas peças masculinas e femininas. A calça masculina com fechamento de velcro, produzida com o tecido plush (80% algodão e 20% poliéster), é fácil de vestir, oferece conforto ao andar e dormir e, consequentemente, proporciona uma melhor relação do cuidador com o idoso.

A camiseta masculina, feita com tecido 100% algodão, também tem fechamento de velcro e não gera incômodo ao idoso para vestir. Durante os testes feitos pela designer, não se notou o fato de ser uma roupa adaptada. 

Para as mulheres, foi desenvolvida a camiseta com botões cujo fechamento auxilia na coordenação motora, com casas feitas com o próprio material restante da peça e tamanho maior que as casinhas fixas de camisas sociais. É fácil de vestir e semelhante a uma vestimenta comum. O tecido usado nesta peça foi a malha fria (33% poliéster e 67% viscose). 








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90