Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/12/2019 às 12h00min - Atualizada em 27/12/2019 às 12h00min

App de recompensas chega ao sistema de transporte público em Uberlândia

Usuários de ônibus podem ganhar cupons de descontos com serviço

VINÍCIUS LEMOS
Empresa projeta adesão ao Ecobonuz para todos usuários de ônibus de Uberlândia em 2 anos | Foto: Arquivo/Diário de Uberlândia
Um aplicativo voltado para o transporte público promete dar vantagens, como descontos na compra de produtos e serviços, durante a utilização de ônibus no dia a dia em Uberlândia. O serviço Ecobonuz foi lançado na última semana e já conta com mais de 1 mil inscritos, segundo informações da empresa responsável. Concessionárias do transporte no Município esperam fazer a utilização mais atrativa para a população.

O aplicativo é descrito como um tipo de programa de milhagens, aos moldes do que já existe para quem usa o transporte aéreo, mas adaptado para a realidade do transporte público terrestre, com tíquetes menores. O cliente se cadastra na plataforma com o próprio cartão do sistema de transporte local. Com base no uso e desafios cumpridos, o usuário ganha pontos que podem ser trocados em uma rede de parceiros, que segundo a Ecobonuz conta com mais de 200 empresas do e-commerce. A própria utilização da plataforma para compras pode gerar mais pontos.

Além de cupons de descontos de lojas parceira, o resgate pode ser também por recompensas, como créditos no transporte no cartão do usuário. Com volume maior de pontos é possível fazer pagamentos de boletos e contas, como de água ou energia elétrica. “Há desafios individualizados com base no uso do transporte. São lançados pelas empresas e pelo aplicativo. À medida que ele cumpre, ganha mais pontos”, disse o sócio fundador da empresa, Matheus Ganem.

O serviço hoje está integrado ao transporte público de 19 cidades mineiras e a previsão é de expansão para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Em Uberlândia, a ideia é chegar na totalidade dos usuários com cartões do transporte público em 2 anos. Atualmente são 200 mil deles, aproximadamente.

Outros objetivos do Ecobonuz são o de fazer com que pessoas utilizem os ônibus em horários alternativos e que mais pessoas passem a usar os coletivos, reduzindo o número de carros pelas ruas. Ainda segundo Ganem, as conversas com poder público e empresas começaram há mais de seis meses e não há custos para a Prefeitura com a implantação do serviço.

EMPRESAS
Embora o app tenha os custos arcados pelas empresas de transporte, André Duarte, gerente da São Miguel, que presta serviço no Município de Uberlândia, descarta a possibilidade de aumento das passagens. “O aplicativo é mais um passo [no sentido] de melhorar o serviço para os nossos atuais e potenciais clientes. Um plano de fidelidade digital como este é uma adaptação às mudanças tecnológicas da sociedade”, disse. Segundo ele, caso haja o aumento significativo da demanda dos usuários, o sistema conseguirá se adaptar para absorver os passageiros.

USO
Moradora de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, a gerente financeira Brenda Stefane Fernandes Soares afirmou que usa o transporte público de seu Município entre segunda e sexta-feira. Há quase dois anos, ela passou a utilizar o Ecobonuz. “Isso tem facilitado. Entrou como um bônus mesmo. Quase todo mês eu carrego meu telefone pelo aplicativo, economizo R$ 25 por mês só com isso. Facilidade é bem grande. No total, por mês, com recargas e meu transporte, dá para acumular cerca de 1,2 mil pontos”, explicou.

CADASTRO
A adesão ao programa é gratuita, com a inscrição no site www.ecobonuz.com ou pelo aplicativo Ecobonuz (disponível para Android e iOS), bastando preencher o cadastro – incluindo o número do cartão de ônibus. Em seguida, é só incluir o programa em sua rotina, a partir da utilização do cartão de ônibus e dos outros serviços oferecidos pela plataforma.








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90