Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/12/2019 às 10h30min - Atualizada em 05/12/2019 às 10h30min

“Hematopoético” será lançado no sábado (7)

Obra é a primeira do jovem Luiz Henrique Coutinho e traz poemas, ilustrações e fotos

DA REDAÇÃO
Luiz Henrique Coutinho tem 22 anos e é graduado em Relações Internacionais | Foto: Ana Júlia Oliveira/Divulgação
O jovem Luiz Henrique Coutinho tem 22 anos. Já graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), assim como os jovens de sua geração, está sempre à procura de algo que dê significado à existência neste tempo em que estamos tão conectados e ao mesmo tempo tão distantes.

Uma das formas pelas quais ele se conecta com ele e com os outros é pela poesia e no sábado (7), elas saem das gavetas em formato de livro em “Hematopoético” (Ed. Subsolo), com poesias escritas entre 2013 e 2019.

Os poemas, inclusive um em inglês, estão acompanhados de belas fotos – em outra forma de comunicação do autor - e ilustrações em aquarela, de Ana Helena Alves Franco. O projeto foi viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic).

Responsável pelo prefácio de “Hematopoético”, Sérgio Bento, professor de Literatura do Instituto de Letras de Arte e Linguística (Ileel) da UFU, diz que a primeira obra de Luiz Henrique é um livro de “um poeta que não se furta a ousar justamente naquilo que é o sangue, a movência da própria poesia: a sua linguagem. Alternando epigramas, poemas visuais e alguns um pouco mais longos”.

Ainda segundo Bento, a obra garante ao leitor uma sequência de surpresas, jamais aceitando uma forma definitiva, mas fluindo entre poéticas possíveis.

Para a escritora, fotógrafa e produtora audiovisual Alanna Fernandes, responsável pelo texto na orelha do livro, Luiz Henrique acolhe o leitor ao revelar memórias dos exatos momentos em que foi além, sentiu e se despiu. “A experiência estética do acesso às datas nos permite viajar por nossas próprias vidas e lembranças, gerando sinapses -associações que, tal como o oxigênio no sangue, tornam a leitura viva-visceral”.
 
SERVIÇO
O QUE: lançamento do livro “Hematopoético” no Noite Literária
QUEM: Luiz Henrique Coutinho
QUANDO: sábado (7), às 19h
LOCAL: Cervejaria Benedith (Av. Getúlio Vargas, 2.100, Daniel Fonseca)
CLASSIFICAÇÃO: livre

ATRAÇÕES
Leituras e Performances: Alanna Fernandes, Amanda Bento, Marcus Vinícius, Mariana Anselmo e Vitor Hugo (Sarau Poesia para Todos)
Show: Laura Rogalli Trio






 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90