Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/11/2019 às 08h20min - Atualizada em 09/11/2019 às 08h20min

Começa cadastro para castração de animais na zona rural e urbana de Uberlândia

Campanha Castramóvel da ONG Ajuda deverá atender 350 cães e gatos

SÍLVIO AZEVEDO
As pessoas interessadas em esterilizar seus animais devem fazer o cadastramento a partir de hoje até terça-feira (12) | Foto: Valdecir Galor/Divulgação
O Castramóvel da ONG Ajuda, de Juiz de Fora, estará em Uberlândia entre os dias 26 e 30 de novembro para castrar 350 animais, entre cães e gatos. A ação é feita em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia e o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. As pessoas interessadas em esterilizar seus animais devem fazer o cadastramento a partir de hoje até terça-feira (12), das 8h30 às 17h30, na porta do Camaru. Já em Martinésia, o cadastro já foi feito na quarta-feira (6). Não é necessário levar o animal no momento da inscrição. Tanto a inscrição, quanto o procedimento serão gratuitos.

É a terceira vez que o Castramóvel estará na cidade. De 26 a 29 de novembro, 280 animais serão castrados no espaço cedido dentro do Parque de Exposições do Sindicato Rural (Camaru). Por dia, 30 gatos, 25 cadelas e 15 cães passarão pelo processo de esterilização. Já dia 30 será a vez do Distrito de Martinésia receber a visita do veículo para atender a demanda de 70 cadelas.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi, é uma ação importante pois a proliferação de animais de rua acaba se tornando uma questão de saúde pública. “Nós fizemos essa ação no passado em parceria com o promotor Breno Lintz. Foi muito boa a primeira etapa que fizemos. Sempre pedi para repetirmos a ação. Mesmo com essa ação, ainda é muito pouco perto da quantidade que temos, que é um problema de saúde pública”.

A novidade dessa vez é a inclusão do projeto na Zona Rural, com atendimento no distrito de Martinésia. “Sempre pedi para que conseguíssemos [o projeto] para a zona rural, pois lá tem um agravante, muita gente solta os animais lá. Conseguimos a pedido de moradores de Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos, que são próximos, e vamos fazer essa ação lá também”, disse Gustavo Galassi.

Para a realização da castração, foi destinada uma verba através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Noraldino Júnior (PSC) para a ONG Ajuda, que realiza o projeto em todo o estado de Minas Gerais.

Segundo Osmar Donizete da Silva, assessor parlamentar do deputado, e quem coordenará o cadastro dos animais, a escolha será por ordem de inscrição. Porém nem todos animais estão garantidos para serem esterilizados e uma lista excedente também será feita. “Um dos veterinários fará uma avaliação pré-cirúrgica para saber se o animal está apto para passar pelo processo. Caso seja identificado alguma impossibilidade, outro será chamado no lugar. Não se pode perder nenhuma vaga”, disse.

O Castramóvel é composto por uma equipe de sete profissionais, sendo uma coordenadora, três veterinários e três auxiliares de Belo Horizonte. Uma educadora também virá a Uberlândia para ministrar palestras para os donos dos animais enquanto aguardam a realização e recuperação da cirurgia e visitará escolas públicas levando informações sobre o meio ambiente, causa animal e doenças que os animais podem causar.
 


 

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90