Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/11/2019 às 09h40min - Atualizada em 03/11/2019 às 09h40min

Trabalhar o emocional como caminho para o sucesso

O coach profissional Márcio Micheli fala ao Diário de Uberlândia sobre seu Método EVO na aplicação da inteligência emocional

VINÍCIUS LEMOS
Márcio Micheli realizou evento em Uberlândia para falar sobre o tema | Foto: Divulgação
Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade e sobre como elas nascem a partir de suas relações com o ambiente social. O assunto é tomado em muitas rodas profissionais como de grande importância para o desenvolvimento de uma carreira, de um relacionamento e do crescimento pessoal.

Durante esse fim de semana, um evento sobre inteligência emocional acontece em Uberlândia e o coach profissional, especialista no assunto e em comportamento humano Márcio Micheli trouxe o próprio método, chamado de EVO, para aplicação em interessados. O Diário conversou com ele sobre motivos de tamanho interesse a respeito desse tipo de trabalho e como ele pode ser aplicado.
 
Diário - Inteligência Emocional, como a gente pode conceituar?
Márcio Micheli - Há várias formas de se conceituar. Vou falar da minha experiência de atendimento. Tem um psicólogo PhD em Harvard, o primeiro a escrever um livro sobre inteligência emocional, Daniel Goleman, que diz que nossas escolhas são influenciadas 80% por nossas habilidades emocionais e 20% pelas nossas habilidades cognitivas. Se eu quero alcançar sucesso na vida a partir das escolhas que eu faço, o mais importante é desenvolver as habilidades emocionais. E elas podem ter sido destruídas ao longo da vida pelos estímulos errados que recebemos. O ser humano é um ser límbico, tudo o que acontece ao redor dele causa uma reação emocional dentro dele. Assim, ele precisa ser capaz de controlar essas reações. Todo mundo sabe que fazer exercício físico é bom, mas nem todo mundo faz, porque saber o que é bom exige habilidades cognitivas. Mas fazer o que é bom exige habilidades emocionais.
 
Por que hoje se dá tanta importância à inteligência emocional?
Não é só hoje, sempre existiu. Mas hoje as pessoas falam um pouco mais. Se formos nos princípios milenares que estão na Bíblia, você vai perceber que as orientações são de cunho emocional. Por exemplo, as más companhias corrompem os bons costumes. O ser humano é uma máquina e tem resultados programados a partir dos estímulos que ela recebe. Hoje as pessoas estão percebendo que desenvolver habilidades emocionais realmente faz com que elas tenham um diferencial.
 
Podemos dizer que há fatores do atual modo de viver que afetam a inteligência emocional diferentemente do que já foram?
Os desafios são os mesmos. O mundo hoje está até mais fácil, mas errar também é mais fácil. O que interfere nas nossas emoções são os estímulos. Se eu sou uma pessoa emocionalmente plena, depende dos estímulos que recebi. Hoje os estímulos acontecem de maneira mais rápida por causa da tecnologia, mas eles são os mesmos. O impacto, contudo, acontece de maneira mais rápida.
 
Algumas pessoas são emocionalmente mais inteligentes que outras. Mas é possível desenvolver essa inteligência, certo?
Se eu busco os estímulos certos, eu vou desenvolver de maneira correta e isso pode acontecer em qualquer momento da nossa vida. Lembrando que o momento mais importante é na nossa infância, quando estamos livres de julgamentos e recebemos melhor os estímulos. Mas dá para desenvolver aos 40 ou 60 anos.
 
Quais os caminhos para se buscar hoje o equilíbrio para a vida, não esquecendo que nem todos podem pagar por uma palestra e têm acesso a livros, por exemplo?
O processo de desenvolvimento considerando uma dificuldade financeira pode acontecer por pesquisas na internet. O melhor canal para desenvolver pessoas gratuitamente do ponto de vista emocional pode ser o YouTube. Existem milhares de conteúdos disponíveis. Não há uma desculpa.
 
Como é o método EVO?
Fiz alguns treinamentos no passado para atender dificuldades minhas e eles foram bons. Mas senti que eles não eram suficientes para mim. E aí busquei algo diferente no mundo do coaching para atender essa necessidade. Quando encontrei eu percebi que havia construído um método diferente. No Método EVO Coaching acontece no tempo presente com foco no futuro eliminando consequências atuais de experiências do passado que impedem a ação no ‘timing’(momento certo) e com precisão, sem aplicar julgamento e utilizando ferramentas e perguntas poderosas adequadas. Equipando pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, a fim de ampliar as possibilidades e conduzir o coachee (aprendiz) à ação assertiva. EVO não é uma sigla, é uma palavra que significa perpetuidade.
 
Mudar hábitos não é algo fácil, ainda mais se algumas crenças são absolvidas ainda na infância. Por onde começar?
Tem uma neurocientista chamada Lisa Feldman, que escreveu um livro chamado “Como São Feitas Suas Emoções”, no qual ela diz que todas as vezes que estamos diante de uma escolha nosso cérebro vai ao passado buscando experiências semelhantes para dar significado àquilo que vivemos. Quando eu percebo que poderia viver uma vida diferente, é sinal para que eu preciso dar significados diferentes para o que eu vivo hoje. Como mudar isso? Vivendo novas experiências e alimentar minha mente com novos estímulos e dar novo significado para o que estou fazendo.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90