Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/11/2019 às 17h55min - Atualizada em 01/11/2019 às 19h55min

Forte tempestade causa estragos em Uberlândia

Chuva começou por volta das 14h50 desta sexta-feira (1º); vias ficaram alagadas e uma cratera se abriu no asfalto no bairro Tibery

BRUNA MERLIN
Asfalto cedeu na rua Haia no bairro Tibery | Foto: Defesa Civil/Divulgação
A forte tempestade que atingiu Uberlândia, na tarde desta sexta-feira (1º), deixou diversos estragos pela cidade. A chuva veio acompanhada de raios, rajadas de vento e granizo.

O temporal começou por volta das 14h50 e durou cerca de duas horas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados mais de 33 milímetros de volume de chuva durante o período. Devido à forte chuva, as avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves do Santos sob o viaduto da BR-050, ficaram alagadas. Na rua Haia, no bairro Tibery, uma cratera se abriu no asfalto, além de área próxima ao Parque do Sabiá. O local foi interditado pela Defesa Civil. Veja os vídeos abaixo.

 

O Corpo de Bombeiros registrou uma queda de árvore na avenida Holanda também no bairro Tibery. Equipes foram deslocadas para fazer a retirada da mesma.
 
Temporal destrói Airton Borges 
O vento e a forte chuva também causaram vários danos no Estádio Airton Borges que sediaria a final da Divisão de Acesso do Campeonato Amador, programada para esse domingo, ás 10h, entre Industrial e Guará. O estádio teve a parede do ginásio derrubada, bem como caíram muros e a escada que dá acesso às arquibancadas.

O departamento técnico da Liga Uberlandense de Futebol (LUF) divulgou uma nota oficial no começo desta noite confirmando o adiamento da final em virtude dos estragos. O provável é que a partida possa ser remarcada para o dia 15 de novembro. A LUF ainda não sabe calcular o valor dos prejuízos causados pelo temporal.

No domingo (10) também estava marcado o início das semifinais da Divisão de Acesso com jogos de ida entre América x Tocantins e Floresta x Santa Luzia. Ainda não se sabe se a rodada será mantida.

Parede foi destruída durante o temporal no Estádio Airton Borges | Foto: LUF/Divulgação

PREVISÃO
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec), novas tempestades podem acontecer neste sábado (2) e domingo (3). As chuvas também virão acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo.

No sábado, a previsão aponta que as precipitações irão ocorrer no fim da tarde e início da noite. As temperaturas poderão variar com mínima de 20ºC e máxima de 30ºC.

Já no domingo (3), as chuvas chegarão com menos força e podem ser registradas no meio da tarde. Os termômetros sobem um pouco e ficam entre 21ºC e 32ºC. A umidade relativa do ar chegará a 95% durante a manhã. No decorrer do dia, ela pode cair para 55%.

Temporais devem continuar neste fim de semana | Foto: Caroline Aleixo

CUIDADOS
A Defesa Civil de Uberlândia alerta a população para possíveis alagamentos durante as chuvas na cidade. Algumas ruas e avenidas devem ser evitadas durante as tempestades, que são típicas da primavera/verão, para que não haja transtornos com veículos e acidentes.

De acordo com um Plano Preventivo Pluviométrico realizado pela Defesa Civil, a cidade de Uberlândia tem 43 vias consideradas pontos de alto risco de alagamento. As principais são avenidas Rondon Pacheco, Anselmo Alves dos Santos, Getúlio Vargas e travessias do Córrego Lagoinha e Córrego do Lobo. Confira os locais de interdição e desvios em caso de eventuais alagamentos: 

- Avenida Cesário Alvim cruzamento com a ruas Alagoa e Paraná
Desvio: BR-050 e BR-365, sentido Bairro Tibery

- Avenida João Naves de Ávila cruzamento com a Rua Prata
Desvio: Rua Joaquim Cordeiro

- Avenida Rio Branco cruzamento com a Rua Olegário Maciel
Desvio: Avenida Rio Branco sentido Rua Duque de Caxias

- Avenida Marcos de Freitas Costas cruzamento com a Rua João Thomaz de Rezende
Desvio: Rua Thomaz de Rezende
 
Equipes da Defesa Civil trabalham em esquema de plantão em períodos de tempestades. Em caso de emergência, basta entrar em contato com o órgão pelo número 199.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também orienta a sociedade aos riscos de acidentes relacionados à energia elétrica durante os temporais. Veja abaixo algumas dicas:
 
  • Desligar equipamentos elétricos da tomada, evitando o risco de choques e de queima
  • Caso haja fios elétricos rompidos em vias, manter-se afastado do local da ocorrência
  • Em períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena do televisor pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelos riscos de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio
  • Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico
  • Tampas de caixas d’água, telhas, totens e quaisquer outros materiais que podem ser levantados com o vento devem ser bem afixados para impedir que atinjam pessoas, veículos e também as redes elétricas








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90