18/10/2019 às 18h37min - Atualizada em 18/10/2019 às 18h37min

Capim Branco realiza simulado com sirenes na região do rio Araguari

Treinamento será realizado neste sábado (19) e no próximo (26); objetivo é testar o sistema de alerta para evacuação

DA REDAÇÃO
Usinas hidrelétricas do Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) estão instaladas nos municípios de Uberlândia e Araguari | Foto: Divulgação
Mais de 400 moradores das margens do rio Araguari participarão, neste sábado (19) e no próximo (26), de um treinamento de evacuação previsto no Plano de Ação de Emergência das usinas hidrelétricas do Consórcio Capim Branco Energia (CCBE), instaladas no rio, instaladas nos municípios de Uberlândia e Araguari.

A atividade tem como objetivo testar o sistema de alerta, por meio de sirenes, instalado pelo consórcio na zona de autossalvamento, capacitar as defesas civis e equipes de socorro e orientar a população rural em caso de incidentes com as barragens das usinas.

De acordo com o gerente geral do Consórcio, Mário Lúcio Ribeiro Mendes, o simulado é a principal forma de capacitação da defesa civil municipal na prevenção, atendimento e resposta à emergência, além de cumprir as exigências legais. “Servirá para testar o sistema de alerta, a sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro das zonas de autossalvamento e também para que todos saibam como agir no caso de alguma situação adversa”, disse.  

A atividade envolverá representantes das defesas civis dos dois municípios, do Corpo de Bombeiros, da polícia militar, das duas prefeituras, equipe do CCBE e a população rural localizada às margens do rio.

O treinamento tem caráter preventivo atendendo à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010) e à Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012), regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

De acordo com a agência, as barragens das usinas de Capim Branco estão classificadas na categoria de risco B, o que possuem todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.
 
Dinâmica do exercício 
O sinal sonoro de emergência será acionado simultaneamente às 15h, nos dias 19 e 26 de outubro. A população localizada às margens do rio deve seguir a sinalização das rotas de fuga - trajeto a ser seguido no caso de uma emergência que exija evacuação da área – até os pontos de encontro definidos previamente no Plano de Ação de Emergência.

Os moradores serão recepcionados nestes pontos e responderão questionários para que a ação seja avaliada, podendo também esclarecer eventuais dúvidas sobre o simulado.

Neste sábado, o simulado será realizado na usina hidrelétrica Amador Aguiar I, envolvendo cerca 160 pessoas, que deverão se deslocar para sete pontos de encontro. Já no dia 26 de outubro, o treinamento ocorrerá na usina hidrelétrica Amador Aguiar II, contemplando aproximadamente 270 pessoas, que seguirão também para sete pontos estabelecidos.
 






 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »