Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/10/2019 às 08h00min - Atualizada em 19/10/2019 às 08h00min

Teatro Municipal recebe espetáculo de dança neste domingo (20)

"Em busca de uma noite clara" permeia o universo de crianças que esperam por um lar

ADREANA OLIVEIRA
Renato Estevo (coreógrafo), o diretor do espetáculo, Anderson Reis Carioca e Herick Fernandes (coreógrafo) | Foto: Divulgação

Há mais ou menos um ano o dançarino, professor, pesquisador e produtor cultural Anderson Reis Carioca conheceu a ONG Pontes de Amor, em Uberlândia. Até então, havia conversado informalmente com um dos responsáveis pela instituição, que apoia a adoção legal, a convivência familiar e comunitária e desenvolve projetos que visam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos.

Em 2019 Carioca pensou em fazer algo que pudesse contribuir com a causa. A partir daí, começou a pesquisar mais sobre a vida das crianças que esperam por adoção, conversou com uma delas e percebeu que, infelizmente, até animais de rua têm mais visibilidade do que essas crianças. O roteiro de “Em busca de uma noite clara” em relatos de adultos que já viveram em instituições de acolhimento.

“A gente vê que tem eventos beneficentes para adoção de animais, para arrecadar ração ou ajuda financeira para instituições e nunca vi isso voltado para quem ajuda as crianças que estão na fila, à espera de um lar. Quanto mais mergulhei nesse universo mais percebi o quanto elas se sentem sozinhas”, disse Carioca.

E como ajudar? O artista teve a ideia de montar um espetáculo e junto com os coreógrafos Renato Estevo e Herick Fernandes ele conseguiu. Carioca dirige o espetáculo de dança “Em busca de uma noite clara”, que será apresentada neste domingo (20), às 18h no Teatro Municipal de Uberlândia e parte da renda será revertida para os trabalhos do grupo Pontes de Amor. O elenco total é de sete pessoas na produção.

Segundo Carioca, o espetáculo leva, por meio da dança, do corpo, o que não é possível dizer em palavras. “As crianças em acolhimento esperam ter um lar. Já sofrem com o abandono familiar e vejo que têm sofrido também um abandono social. Um dos projetos do Pontes de Amor que admiro muito é aquele que, mesmo que a família não adote, apadrinha uma criança. Leva ela para passear, para passar uns dias em casa. Isso já ajuda em muito esse período tão complicado de espera”.

Para o Pontes de amor, o espetáculo de dança convida a refletir sobre o abandono, sobre a realidade dessas crianças e adolescentes em acolhimento e pretende levar à discussão da temática adoção, informar e conscientizar a sociedade sobre um assunto tão delicado e muitas vezes negligenciado.

O dinheiro arrecadado com o espetáculo será destinado à manutenção de todos os projetos realizados pela Pontes de Amor, tanto com crianças institucionalizadas, quanto com as já inseridas em família adotivas. O grupo trabalha com o pré e pós adoção. Para Carioca, o espetáculo é pautado na crítica social, mas não é agressivo. “Vemos a situação dessas crianças em acolhimento com sensibilidade e respeito e esperamos dar a elas mais visibilidade”.

SERVIÇO
O QUE: espetáculo de dança “Em busca de uma noite clara”
QUEM: Três Cia de Dança
QUANDO: domingo (20), às 18h
LOCAL: Teatro Municipal de Uberlândia
INGRESSOS: Ingressos: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada) à vendas na sede do Pontes de Amor (Rua Tomáz Falbo, 160), Sunglass Hut (Center Shopping), Friends by Castelli (Uberlândia Shopping) ou pelo site
www.sympla.com.br (com taxa de conveniência)
CLASSIFICAÇÃO: livre
INFORMAÇÕES: 3235-1568





 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90