Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/10/2019 às 15h22min - Atualizada em 10/10/2019 às 15h22min

Alerta de tempestades é emitido para Uberlândia

Chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e granizo; desde o início da semana já foram registrados 27 milímetros de precipitações

DA REDAÇÃO
Céu parcialmente nublado a nublado está previsto para os próximos dias | Foto: Bruna Merlin
A Defesa Civil emitiu um alerta de fortes tempestades para esta tarde de quinta-feira (10) em Uberlândia. As chuvas poderão vir acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e granizo.

Chuvas isoladas estão atingindo o município desde o início desta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), já choveu cerca de 27 milímetros desde a última segunda-feira (7) até agora. O maior registro foi feito na madrugada de terça-feira (8), sendo computados 9,6 mm de precipitação. 

Um aviso de atenção também foi emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec) para a região. A previsão aponta 80% de probabilidade de chuvas que podem começar no fim da tarde desta quinta.

Ainda de acordo com o Cptec, as precipitações podem se estender para à noite e até a madrugada. As temperaturas irão variar com mínima de 20ºC e máxima de 28ºC.

Nesta sexta-feira (11) também há previsão para chuvas intensas na cidade. Elas poderão ocorrer a qualquer hora do dia e também chegarão com trovoadas. Os termômetros ficarão entre 19ºC e 29ºC.

No sábado (12), o tempo deve se estabilizar. As chances de chuvas serão menores e as temperaturas máximas sobem para 30ºC. Já no domingo (13), os termômetros irão variar entre 20ºC e 31ºC. Devido à semana chuvosa, a umidade relativa do ar pela manhã chegará a 90%. No decorrer da tarde ela cai para 45%.

ALAGAMENTOS
A Defesa Civil de Uberlândia também alerta a população para possíveis alagamentos durante as chuvas na cidade. Algumas ruas e avenidas devem ser evitadas durante as tempestades, que são típicas da primavera/verão, para que não haja transtornos com veículos e acidentes.

De acordo com um Plano Preventivo Pluviométrico realizado pela Defesa Civil, a cidade de Uberlândia tem 43 vias consideradas pontos de alto risco de alagamento. As principais são avenidas Rondon Pacheco, Anselmo Alves dos Santos, Getúlio Vargas e travessias do Córrego Lagoinha e Córrego do Lobo. Confira os locais de interdição e desvios em caso de eventuais alagamentos: 

- Avenida Cesário Alvim cruzamento com a ruas Alagoa e Paraná
Desvio: BR-050 e BR-365, sentido Bairro Tibery

- Avenida João Naves de Ávila cruzamento com a Rua Prata
Desvio: Rua Joaquim Cordeiro

- Avenida Rio Branco cruzamento com a Rua Olegário Maciel
Desvio: Avenida Rio Branco sentido Rua Duque de Caxias

- Avenida Marcos de Freitas Costas cruzamento com a Rua João Thomaz de Rezende
Desvio: Rua Thomaz de Rezende
 
Equipes da Defesa Civil trabalham em esquema de plantão em períodos de tempestades. Em caso de emergência, basta entrar em contato com o órgão pelo número 199.





 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90