Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/10/2019 às 07h45min - Atualizada em 09/10/2019 às 07h45min

Dmae lança nova plataforma digital

Novas ferramentas dão agilidade e comodidade aos usuários dos serviços

DA REDAÇÃO
Um dos serviços é o atendimento ao cidadão pelo WhatsApp | Foto: Dmae/Divulgação

A nova plataforma digital do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), lançada nesta terça-feira (8), facilita o acesso da comunidade a uma série de serviços da autarquia municipal. Entre eles, a aprovação do projeto hidrossanitário, o atendimento ao cidadão pelo WhatsApp e um novo sistema de faturamento imediato com impressão de melhor qualidade nas faturas de serviço de água/esgoto. Na ocasião, um novo recurso online da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano também foi lançado. Todas as ferramentas foram desenvolvidas pela Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub).

Com o “Projeto Hidrossanitário Num Clique”, os responsáveis pelos projetos de água, esgoto e rede pluvial de um empreendimento imobiliário não precisam mais se deslocar à sede do Dmae para entregar a documentação, podendo fazer todo o processo online. O requerente envia os documentos digitalizados e faz o acompanhamento pela internet, desde a entrada do processo até a aprovação final.  As dúvidas podem ser respondidas por um chat online. Nesta fase inicial, o alvará pode levar até cinco dias para ser aprovado.

 Também pelo atendimento online do aplicativo WhatsApp, por meio do número (34) 99774-0616, os contribuintes do Dmae poderão solicitar a 2ª via da fatura de serviços, o histórico de consumo, a certidão de quitação de débito, bem como informar vazamentos de água/esgoto na rua ou calçada. O serviço reforça a comunicação do Dmae com a população, que já é atendida pelo Fone Fácil 115 e pelo chat online das redes sociais (Facebook e Instagram).
 
FATURAMENTO IMEDIATO
A modernização do sistema de faturamento imediato oferece rapidez e nitidez na impressão da fatura, o que agiliza o trabalho dos leituristas. Além do novo software, smartphones com tecnologia Android substituíram as antigas máquinas de leitura e impressão, auxiliando o trabalho diário dos profissionais. Ao todo, são 50 kits compostos por smartphone, impressora, cinto e mochila.
 
RESTRIÇÃO URBANÍSTICA
Devido à grande demanda do serviço de Restrição Urbanística, a Prodaub também desenvolveu um sistema para a solicitação e aprovação desse documento online por parte da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. O link está disponível no portal da Prefeitura. A Restrição Urbanística é um documento exigido pelo controle de projetos para a construção de uma nova edificação. 
“Nos últimos anos, temos inovado no atendimento à população, facilitando a rotina de todo cidadão que precisa dos serviços municipais”, destacou o prefeito Odelmo Leão.





 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90