Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/10/2019 às 17h28min - Atualizada em 07/10/2019 às 17h28min

Zootecnia da UFU é o 7° melhor curso do País

Cursos de medicina veterinária e agronomia ficaram em 10º e 11º lugares; instituição ocupou a 25ª

BRUNA MERLIN
No ranking das universidades UFU ficou em 25º lugar | Foto: Diário de Uberlândia
O curso de Zootecnia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi nomeado como o 7º melhor do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2019 feito e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira (7). O documento ainda mostra que os cursos de medicina veterinária e agronomia da instituição ficaram em 10º e 11º lugar na pesquisa.

O levantamento examinou 197 universidades públicas e privadas do país e os cursos foram qualificados através da avaliação de mercado, qualidade de ensino, oportunidades de mestrados e doutorados, notas de concluintes e avaliação dos professores e docentes.

O curso de zootecnia da UFU ficou atrás da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No ranking geral das melhores universidades, a UFU ficou na 25ª posição. A nota foi avaliada a partir da média de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Veja abaixo a pontuação da universidade em cada requisito.

 
Indicadores Pontuação/UFU Posição
Pesquisa (0 a 42) 33,34 33º
Internacionalização (0 a 4) 2,4 72º
Inovação (0 a 4) 2,7 36º
Ensino (0 a 32) 27,71 17º
Mercado (0 a 18) 13,5 49º
 
Em relação ao Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que avalia as universidades de 0 a 5, a UFU ficou com 4 pontos.

Ainda de acordo com o RUF, as cinco melhores universidades do Brasil ficam nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nos três primeiros lugares ficaram a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (URJ) seguidas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em 197ª posição ficou a Universidade do Tocantins (Unitins). A instituição foi avaliada com notas baixas nos requisitos e não apresentou índices de inovação e mercado, segundo o levantamento.

RUF
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2019 foram criados dois levantamentos, os rankings de universidades e de cursos.

No ranking de universidades foram classificadas as 197 universidades brasileiras, públicas e privadas. Já no ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Ministério da Educação (MEC), em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.





 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90