Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/10/2019 às 16h44min - Atualizada em 04/10/2019 às 16h44min

​Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Triângulo Mineiro

Após passar por Uberlândia, grupo se apresenta em Araguari neste sábado (5)

SÍLVIO AZEVEDO
Apresentação durou cerca de 45 minutos | Foto: PMU/Divulgação
Após sete anos desde a última apresentação em Uberlândia, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, encheu os olhos de quem esteve no Parque do Sabiá e nas proximidades do Aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato na tarde desta sexta-feira (4).

A apresentação iniciou por volta das 15h30 e durou cerca de 45 minutos. O espetáculo aéreo contou com sete aeronaves A29 Super Tucano, modelo diferentes do utilizado na última apresentação da Esquadrilha da Fumaça na cidade.

De acordo com o oficial de comunicação social da Esquadrilha da Fumaça, o tenente Marcos Lemos, o fator clima foi muito importante para que a apresentação seja completa, sem interferência meteorológica. “O céu está limpo, está azul, então isso significa uma apresentação completa, com todas as manobras que o povo eventualmente assiste pela internet, pelas redes sociais”.

A apresentação teve algumas manobras a mais do que em 2012. Com a mudança das aeronaves, foram incluídos no repertório o Lancevak e o Chumbóide, que são manobras giroscópicas, com a aeronave virando no próprio eixo.

 

“Em função da aeronave ser mais pesada, mais potente e mais rápida, o A29 permite que sejam realizadas algumas manobras que com o T-27 ficaria inviável. A aeronave precisa de uma estrutura robusta capaz de suportar a força que as manobras executam sobre a carcaça do avião”, explicou o tenente Lemos.

A Esquadrilha da Fumaça é um dos elementos utilizados para a divulgação dos trabalhos da Força Aérea Brasileira (FAB), tanto para fomentar o sentimento de patriotismo até incentivar a jovens a seguir carreira militar. “Mas além disso, a gente está expondo um pouco da tecnologia brasileira, pois nossos aviões são fabricados no Brasil. A gente recebe muito retorno do público falando da alegria e do orgulho que sentem ao assistir uma apresentação da Fumaça”, disse o Tenente Lemos.

O empresário Fernando Evangelista levou o filho Theo, de três anos, para ver a apresentação. Pai e filho ficaram animados com o que viram. “Ver a Esquadrilha da Fumaça depois de tantos anos foi uma emoção. Meu pai me levou para ver os aviões anos atrás, e agora eu tive a oportunidade de trazer o meu para ver. Ele gostou muito.”

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Araguari será neste sábado  (5) a partir das 10h, com concentração do público no Parque de Exposições do município.







 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90